O novo sistema de controlo eletrónico desenvolvido pela Magneti Marelli para a próxima temporada de Moto2 foi apresentado durante a conferência de imprensa organizada por Dorna no circuito Ricardo Torno de Valência para explicar o projeto de desenvolvimento 2019 da Moto2.
A partir do próximo ano, a Classe Moto2 vai viver uma evolução técnica ligada à introdução do novo motor desenvolvido pela Triumph e do novo sistema de controlo eletrónico que a Magneti Marelli vai fornecer a todas as equipas que competem nesta categoria.
De acordo com as necessidades da Dorna, o novo sistema foi desenvolvido para cobrir com um foco mais sensato as diferenças técnicas entre Moto3, Moto2 e MotoGP, dotando de maior tecnologia a Moto2, também com a consequência de melhorar a manobrabilidade e a segurança do piloto, aproximando-o dos parões do MotoGP.
O principal objetivo surge da necessidade de desenvolver um sistema capaz de fornecer um complexo conteúdo tecnológico, próximo do que é fornecido pela Magneti Marelli para a máxima categoria, adaptando-o ao mundo da Moto2 no que diz respeito a tamanho e acessibilidade económica.
Graças a este acordo, as equipas terão acesso a um kit completo composto pela Centralina do motor, Plataforma de inércia, painel de instrumentos, painel de botões e software. A Magneti Marelli vai fornecer um sistema integrado, composto por vários componentes que de forma individualizada cumpre funções específicas e que coordenados através da ECU trabalham conjuntamente para assegurar a eficiência do veículo.
Este foco sistemático dos diferentes componentes integrados permite otimizar custos. A Magneti Marelli garante a formação e uma assistência constante em pista para ajudar as diferentes equipas a familiarizarem-se com as novas tecnologias.