A cozinha na base de tudo, mas há muito mais
Quando chegou a Portugal era um jovem de apenas 19 anos, traumatizado pelos horrores da guerra, vinha já com ligação à cozinha, mas certamente nem sabia muito bem o que esperar e encontrar, mas no nosso país acabou por singrar. À custa de muito trabalho, dedicação, com alguns fracassos à mistura, mas soube sempre levantar-se e nunca baixar os braços. Uma verdadeira lição de vida para muitos de nós.
De início certamente que não foi fácil. Um novo país, uma língua e cultura diferentes, mas o jovem Ljubo não se deixou intimidar. Se era preciso lavar pratos, que seja, trabalhar como ajudante de cozinha ou qualquer outra coisa… sem problema! O importante é aprender e ser perseverante, sempre, sem nunca desistir. As lições aprendidas na ex-Julgoslávia, por exemplo a trabalhar no duro numa padaria para ajudar a família iriam servir.
A vinda não foi completamente ao acaso. Já cá tinha a irmã, Natasha, que tinha vindo por amor a um soldado luso. Consta que Ljubo chegou no dia 31 de agosto de 1997 e se foi apaixonando pelo país, pelas pessoas… e pela gastronomia lusa!
À medida que ia investindo na sua formação, foi ganhando experiência e ainda bastante jovem abriu o seu primeiro restaurante em Cascais, mas as coisas não correram bem! Acabou tudo na bancarrota e com dívidas para pagar. Para muito seria o suficiente para desistir, mas não para ele. Foi antes motivo para se empenhar ainda mais e com a ajuda de alguns amigos, caso do Chef Vítor Sobral volta a erguer-se mais forte que antes!
De tal forma que, em 2009, abre o seu primeiro restaurante 100 Maneiras e a daí para a frente é sempre em crescendo, embora só comece a ser conhecido do grande público após fazer parte dos jurados do programa Master Chef em 2011.
Livros de culinária, programas de televisão que ficam como a série Papa Quilómetros, exibido na Fox International Channels por toda a Europa, várias temporadas de Pesadelo na Cozinha, em 2019 o novo Restaurante 100 Maneiras, o programa Hell’s Kitchen Famosos e muito mais! Ljubo tornou-se verdadeiramente imparável e conseguiu também a estabilidade emocional ao lado da jornalista e companheira Mónica Franco, com quem tem uma relação sólida há vários dois anos e dois filhos em comum.
Exatamente hoje, dia 6 de outubro, começa a apresentação na SIC de mais uma série de Hell’s Kitchen Famosos. Na primeira edição saiu vitorioso Lourenço Ortigão, que também já passou por estas crónicas. Na nova edição vamos ter personalidades muito distintas: Bárbara Guimarães, Marisa Cruz, Inês Lopes Gonçalves, Sofia Ribeiro, Ágata, Sofia Arruda, Rosa do Canto, Marco Costa, Flávio Teixeira, Daniel Leitão, Miguel Costa, António Pedro Cerdeira e João Paulo Sousa. Promete muito!
E as motos?
Já deu para perceber que Ljubo vive a vida de forma intensa e para ele não há meio termo. Aliás, foi o próprio a assumir que teve uma fase da vida bastante negra em Portugal, sendo que a droga, o álcool ou o sexo eram os seus companheiros, mas nunca soube desistir e continua a desfrutar das coisas boas da vida, incluindo obviamente as motos!
Contou numa entrevista, que vamos partilhar também, ao humorista Rui Unas (também vai ter direito a crónica em breve) que a primeira vez que andou de moto foi na Jugoslávia. Ainda era bastante jovem e a moto era do tipo mais racing e foi uma experiência que o marcou bastante pela positiva. A liberdade, a vertigem de velocidade, o coração a bater de forma mais acelerada… quem anda de moto sabe bem do que estamos a falar!
Numa extensa entrevista ao Jornal Expresso, em 2017, conduzida pelo jornalista Nelson Marques, quando pergunta a Ljubo sobre as motos, este responde o que citamos abaixo:
NM: Ainda anda de moto?
LS: Claro, sou motard. Adoro andar de moto, sinto-me livre quando estou só eu e o bicho. Tenho uma moto personalizada, com 230 cavalos, aquilo voa. As pessoas mais próximas dizem-me que vou morrer de pé, com uma frigideira na mão, ou a andar de moto. A Mónica odeia que eu o faça. E adoro pescar, é um grande escape na minha vida. Faço pesca submarina e pesca de cana.
Ao que consta, pelo menos à data da entrevista, Ljubo era fã da Ducati e tinha uma Diavel. Se com 162 cv ou muito mais, é perfeitamente irrelevante, mas não há como negar que é uma moto verdadeiramente especial, uma cruiser musculada e que combina muito bem com ele.
Mesmo no meio motociclístico Ljubomir é bastante conhecido e apreciado e não é à toa que já foi apresentado no cartaz da Bênção dos Capacetes de 2025 como um dos padrinhos do evento!
O acidente de moto que nos deve fazer refletir
Ter um acidente de moto, nem que seja a baixa velocidade ou a apoiar mal pé para parar ou escorregar numa superfície molhada é algo que pode acontecer e, por regra, não costuma ter consequências, mas há acidentes que podem ser bem mais graves e resultam, muitas vezes, da nossa incúria.
A situação que vamos descrever, contada pelo próprio, deve servir de reflexão e o facto de ter acontecido como uma moto 4 não altera absolutamente nada. Deve antes ajudar como alerta, na lógica de aprendermos com os erros dos outros para não os cometermos também!
Numas férias, que são sempre também oportunidade de adquirir novos conhecimentos culinários, o cozinheiro ia de moto 4 com Mónica, que estava grávida à altura, sem capacete a curtir umas dunas na ilha de São Vicente, Arquipélago de Cabo Verde, quando uma duna cega o apanhou de surpresa.
Ou seja, chega-se ao cume da duna e do outro lado não existe nada, além de um precipício! Contado por ele foi uma queda vertiginosa de 15 metros em que usou o seu corpo para proteger a mulher e o filho de ambos que trazia no ventre e o resultado foi trágico, mas apenas para si, já que Mónica e o bebé escaparam incólumes.
Já para o cozinheiro não foi bem assim, mais ainda quando se está num país com parcos recursos em termos de medicina e o regresso à Europa não é assim tão rápido, mas tudo acabou bem. Fez duas operações plásticas e até os dentes tiveram de ser refeitos, mas correu bem e hoje estão todos vivos e saudáveis, mas a lição ficou e não convém abusar da sorte, começando por usar sempre capacete, esteja ou não este abençoado!
Para a semana temos nova crónica e voltamos novamente a alguém ligado ao mundo do espetáculo. Quem será?