O Living Lab, uma colaboração entre a Brisa Concessão Rodoviária (BCR) e o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), está a fazer avanços significativos na pesquisa de materiais inovadores para pavimentação de estradas, que visa reduzir as emissões de gases do efeito de estufa e otimizar o uso de recursos naturais. Até ao momento, seis testes-piloto foram realizados em quase 10 kms de estradas, incluindo trechos da A3 e A6.
Os testes incorporam materiais como plásticos reciclados e borracha de pneus usados, utilizando uma nova tecnologia que digere completamente a borracha reciclada no betume, que melhora as propriedades e aumenta a durabilidade e resiliência dos pavimentos. Além disso, estão a ser avaliadas misturas betuminosas recuperadas em percentagens de 20 e 30%, bem como o potencial uso de grafeno para aumentar a vida útil dos pavimentos.
Estas soluções não apenas reduzem a extração de recursos naturais, como agregados de pedreiras e betume proveniente do petróleo, como também contribuem para a redução anual estimada de 600 toneladas de CO2, equivalente a 23 mil viagens de automóvel entre Lisboa e Porto, e ainda uma redução de 19 mil toneladas de resíduos.
Manuel Melo Ramos, CEO da BCR, enfatiza a importância dessas inovações para alcançar as metas ambientais do Grupo Brisa até 2030, que incluem uma redução significativa nas emissões de carbono e a promoção da economia circular. O Living Lab é um projeto aberto a vários parceiros e fornecedores, com o objetivo de ampliar o número de soluções sustentáveis para a conservação das autoestradas.