A Nauticampo e o Lisboa MotoShow registaram 63.522 visitantes durante os 5 dias de evento, o que constitui um recorde com um aumento de 15% em relação à última edição, transformando a FIL, no período de 5 a 9 de abril, no grande palco nacional de apresentação de novidades para os setores dos barcos e atividades náuticas, caravanismo, desporto e aventura, moto e acessórios. A Nauticampo e o Lisboa MotoShow são uma organização da Fundação AIP com o apoio da ACAP – Associação Automóvel de Portugal.
O Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Ferreira, presidiu à abertura oficial do Lisboa MotoShow e fez uma visita à Nauticampo, que contou também com as visitas oficiais de vários grupos parlamentares, que junto dos expositores puderam constatar o bom momento que os setores da náutica e da moto atravessam.
A presença de mais de 1.000 motos, com cerca de 100 modelos apresentados em primeira mão em Portugal durante o evento, foram as grandes atrações do Lisboa MotoShow. O desenvolvimento do novo espaço – Motor Racing – veio abrir novas propostas ao salão, onde brilhou a box do piloto nacional Miguel Oliveira, com a transmissão do Grande Prémio da Argentina em direto, coroado com o excelente 2.º lugar do nosso campeão. O espaço da Federação de Motociclismo de Portugal com a promoção do calendário nacional de provas ou as sempre cobiçadas “café racers” foram outras das atrações acarinhadas pelos amantes da modalidade e curiosos pelos desportos motorizados. No espaço exterior os test drives com motos de alta cilindrada foram um êxito, à semelhança de edições anteriores.
A Nauticampo teve este ano várias iniciativas novas, com especial destaque para a “Regata Nauticampo”, em parceria com a Associação Naval de Lisboa e a Associação de Remo do Sul e Ilhas, que contou com a participação de mais de 100 jovens remadores, animando toda a zona da doca do Oceanário do Parque das Nações. O programa de workshops foi também bastante rico em temáticas, como a náutica de recreio, o autocaravanismo, ou as atividades subaquáticas. O interesse em torno de embarcações de pequeno porte mostra que há um público mais alargado com interesse nas atividades náuticas, acompanhando a tendência para o aumento geral dos visitantes do salão.