A Associação Europeia de Fabricantes de Motos (ACEM) e a FIM realizaram uma campanha e uniram esforços para incentivar os motociclistas europeus a fazerem uma formação de elevada qualidade.

Estudos científicos mostram que, em muitos acidentes e situações de “quase-acidente”, outros utilizadores da via pública não conseguem detetar motos a aproximarem-se, ou avaliam mal a sua velocidade e comportamento. Embora a conscientização de todos os condutores da via pública e peões seja essencial, os motociclistas podem tomar medidas proativas para reduzir os riscos de acidente.
Ao participarem em formação voluntária de elevada qualidade em segurança, os motociclistas aprimoram suas habilidades de perceção de perigos e consciência de riscos, fatores-chave para evitar situações potencialmente perigosas. Pesquisas sugerem também que muitos acidentes de moto poderiam ser evitados, ou o seu impacto significativamente reduzido, se os motociclistas aprimorassem habilidades cognitivas como leitura da estrada e antecipação do trânsito, além de dominar habilidades motoras essenciais. Com a campanha Learn – Ride – Enjoy – Repeat (Aprenda – Conduza – Aproveite – Repita), a ACEM e a FIM convidaram os motociclistas europeus a darem o próximo passo, inscrevendo-se em programas de formação de alta qualidade. Esta campanha baseou-se no sucesso do Selo Europeu de Qualidade de Formação em Motociclismo, uma iniciativa que promove e premia programas de formação pós-carta de alta qualidade em toda a Europa.

Transformando essa mensagem vital numa experiência na EICMA, sob a orientação de instrutores certificados pela Federação Italiana de Motociclismo (FMI), os participantes realizaram demonstrações e exercícios avançados – incluindo slaloms alternados, curvas amplas e suaves, além de aceleração e travagem controladas – projetados para destacar os benefícios do treino pós-carta de condução.

O ponto alto do evento na EICMA foi compartilhar o pequeno curso de pilotagem com o bicampeão Mundial de Superbike James Toseland, que ofereceu uma experiência prática e única de como, técnicas refinadas elevam a segurança na estrada e podem salvar vidas.
Lançada em abril, a campanha ‘Aprenda – Conduza – Aproveite – Repita’ envolveu quarenta e quatro organizações em vinte e três países, alcançando milhares de motociclistas por meio de divulgação digital, interação com a imprensa e parcerias.

James Toseland, bicampeão mundial de Superbike, acrescentou: “O treino nunca termina de verdade – é o que torna cada condutor melhor, mais seguro e mais confiante. É exatamente isso que ‘Aprender – Conduzir – Aproveitar – Repetir’ significa. Tenho orgulho em ter-me juntado à ACEM e à FIM para promover essa mensagem e compartilhar a experiência na EICMA. Ver os condutores ansiosos para aprender, melhorar e aproveitar cada momento sobre duas rodas lembra-nos porque razão o treino contínuo é tão importante.”
Nós vamos estar atentos a futuras formações, mas até lá podem sempre encontrar mais informações no site da FIM, a Federação Internacional de Motociclismo.




