O último evento das comemorações do 10º aniversário do Dusty Track, teve lugar no passado sábado, dia 9 de dezembro, no emblemático complexo desportivo do Kartódromo de Baltar (Paredes). Como esperado, a celebração superou todas as expectativas e proporcionou oito horas intensas de adrenalina, confraternização e grandes batalhas em pista.
O seu nome em francês é autoexplicativo, “La Résistance”, distinguiu-se como uma prova de resistência de motos que durou oito horas
Uma das regras da prova, era que as motos de todos os participantes deveriam ter cilindrada entre os 50 e os 250cc e não poderiam conter sistema de refrigeração líquido nem radiador de óleo. Ademais, as equipas eram compostas por dois a quatro pilotos. Esta competição representou, indubitavelmente, uma autêntica homenagem à resistência e ardente paixão pelas motos típicas dos anos 80 e 90.
A competição contou com 80 pilotos, distribuídos por 22 equipas, incluindo a presença internacional de duas equipas espanholas e três jovens representantes do sexo feminino. Apesar de ter começado a chover no início da competição, os pilotos enfrentaram uma pista desafiante, com um quilómetro de extensão e um piso misto de terra e asfalto.
A equipa Crocachaços, com Álvaro Ferreira e Filipe Oliveira, destacou-se na liderança aos comandos de uma Yamaha DT AC 125 de 1988. Nas boxes, o espírito de entreajuda e camaradagem era evidente, com as equipas a colaborarem umas com as outras.
Os participantes começaram a chegar cedo ao Kartódromo de Baltar, dando início a uma manhã agitada onde o paddock e as boxes tomavam forma e ordem. Os stands estavam prontos para acolher os visitantes, juntamente com os bares e serviços de restauração do evento. Enquanto isso, os pilotos completavam os procedimentos necessários, submetendo suas motos a inspeções, bem como seu equipamento de proteção obrigatório.
A pista, inicialmente encharcada, aos poucos ia secando, e as condições ideais para a competição estavam reunidas.
No final da prova a equipa Crocachaços, que liderou a competição, foi a grande vencedora da desta emocionante prova de resistência, a classificação final da competição ficou a seguinte:
1. Equipa “Crocachaços”: 327 voltas, Álvaro Ferreira e Filipe Oliveira (Yamaha Dt Ac 125cc de 1988)
2. Equipa “Garagem 111”: 309 voltas, Telmo Martins, Fernando Nunes e Ricardo Machado (Suzuki ER 125cc de 1985)
3. Equipa “AG81 TU”: 283 voltas (Filipe Torre, Albano Santos, Ricardo Pontes e Maurício Santos (Suzuki TU 250cc de 1991)
Uma menção especial para a equipa espanhola “Bone Tomahawk”, que foi vencedora do prémio “A Moto+Fixe” pilotando uma Honda XR 250cc de 1996. Antes do encerramento do evento, foi ainda sorteada uma Mini Moto.
O evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Paredes e dos Bombeiros de Baltar, e a colaboração de parceiros como Liqui Moly, Lone Rebel, Motostrada – Indian Porto, Café del Rock, DG Publicidade, Revista Motos e Kartódromo de Baltar. O Moto Clube de Rebordosa foi responsável pela logística e comissários de pista e contribuiu significativamente para o êxito deste evento de motociclismo.