O jovem motociclista português Francisco (“Kiko”) Maria terminou em 6.º lugar a corrida de PréMoto 3 do campeonato espanhol de velocidade que na tarde deste sábado se disputou em Valência.
O vice-campeão nacional da categoria cortou a meta na mesma posição que ocupara na grelha de partida, depois de ter sido o 6.º mais rápido nos treinos cronometrados, em que alinharam 26 concorrentes das categorias PréMoto 3 e Promo 3.
O vencedor foi o espanhol Marco Morelli, autor do segundo tempo das qualificações, que gastou 24m39,765s a percorrer as 14 voltas ao circuito Ricardo Tormo, de 4005 metros de perímetro.
O piloto do Moto Action Team, que em Valência faz a estreia de uma moto com as especificações técnicas de 2019, com chassis BeÓn e motor Yamanha de 250 centímetros cúbicos, cortou a meta 23,903s depois.
Com esta classificação, “Kiko” Maria voltou a arrecadar 10 pontos. “Ainda tenho poucos quilómetros com esta moto e optei por uma estratégia ponderada, que me garantisse pontos. Nesta fase, é melhor rodar e poder corrigir um ou outro pormenor do que arriscar, mesmo se, como é o caso, tanto a equipa como a moto me inspirem toda a confiança. Os resultados vão aparecer em breve, não tenho dúvida”, comentou, no final.
Em quatro corridas realizadas esta temporada, foi a terceira vez que o piloto apoiado pela Galp e pela Berner concluiu uma prova do ESBK – Campeonato de Espanha Cetelem de Superbike no 6.º posto, o que lhe garantiu mais 10 pontos.
Nas contas do campeonato, tem agora 30. Continua no 8.º posto, mas a apenas cinco do 6º., o canadiano Jonathan Thomas Finn, que pontuou em todas as quatro corridas disputadas. O jovem piloto português não concluiu uma delas, a segunda, realizada em abril, em Jerez de la Frontera, por força de uma queda.
O alinhamento da tabela classificativa do campeonato poderá ser, aliás, um dos motivos de interesse da segunda das duas corridas do fim de semana valenciano, já que entre o 4.º (Hector Yebra) e o 8.º (“Kiko” Maria) a diferença é de 15 pontos.
A corrida deste domingo, com início quando forem 10 horas em Portugal Continental, ganhou acrescido interesse e poderá clarificar algumas coisas, inclusive na frente: o líder da competição, Hugo Millán Gracia, não se inscreveu nesta dupla jornada e viu-se ultrapassado por aquele que era 2.º à partida para este fim de semana, David Real. Aproveitou e terminou a corrida de sábado na 2.ª posição, ascendendo à liderança. Dispõe agora de 85 pontos.