As motos e o caso especial do Distinguished Gentleman’s Ride
Fidalgo, apesar de ainda bastante jovem, tem um longo historial de motos, com uma especial predileção pelo estilo mais custom que permite ter motos únicas, criadas mais de acordo com os gostos pessoais, a ponto de não existirem duas motos iguais.
Segundo as suas próprias declarações na Rede Social Facebook a sua primeira moto, sem contar com as vespas, foi uma Harley Davidson Iron 883 que, com o passar do tempo e muitas transformações que levou, acabou por se tornar numa Brat bem ao estilo japonês, de que é fã.
Na sua vasta experiência e utilização intensiva das motos tem de ser dado destaque à iniciativa Distinguished Gentleman’s Ride, da qual é fã confesso e já foi convidado duas vezes para ser team leader, o que representa uma responsabilidade adicional e muito o honra.
Este evento é muito mais que apenas um passeio de motos com um estilo mais formal, a tender para o clássico. É uma iniciativa global solidária para angariar fundos para a luta contra o cancro, em especial da próstata. Ao mesmo tempo, procura também consciencializar as pessoas, em particular os homens, para a importância de fazer um controlo regular para despistagem da doença e também alertar para as questões ao nível da saúde mental, nomeadamente a prevenção do suicídio.
Assim, dar a cara por esta iniciativa não é apenas um prazer ou uma forma de ser solidário. É também assumir que somos frágeis e que todos, anónimos ou figuras públicas, podemos dar um contributo em causas que são de todos. E os/as motociclistas são pessoas de causas e não precisam de chamar-se Pamela Anderson!
Um motociclista eclético
Para os mais distraídos, eclético provém do étimo grego Eklektikos e numa tradução mais literal significa “aquele que escolhe” ou que é seletivo. Aplicando a José Fidalgo podemos considerar que se trata de um motociclismo abrangente, que tem gostos diversos e não se confina a uma dada moto, mesmo que tenha uma natural apetência pelas custom, nomeadamente da marca centenária Harley-Davidson.
Porém, é comum encontrar o ator a conduzir as mais variadas motos e nos contextos mais inesperados, aceitando desafios, como o lançado pela Yamaha Portugal de se iniciar as lides do TT e logo aos comandos de uma Yamaha Ténéré 700 com a qual descobriu um pouco mais do Portugal Profundo e adorou a experiência.
Viajante de moto de estilo compulsivo não resiste a viajar de moto e tanto pode ser numa pequena passeata de fim de semana com os amigos, no Night Ride do LxMFF ou num passeio de moto por essa europa fora. O mais importante é ir e desfrutar porque a vida é curta e os bons momentos são os que realmente importam!
Também é capaz de nos surpreender aos comandos de uma liliputiana Honda mini-trail 50, como a que usou numa edição do evento da Dusty Track, que agora tem um novo espaço em Ermesinde.
Tudo somado, José Fidalgo consegue encarnar várias personagens dentro de si mesmo e as motos de vários estilos são também uma afirmação disso mesmo.
Esperemos que nos continue a encantar nos palcos e ecrãs e que não deixe de ser um embaixador do mundo das motos.
Para a semana prevemos apresentar mais alguém muito popular, não necessariamente do mundo do espetáculo, com uma estreita ligação às motos. Quem será?