Apesar da vitória na maioria das especiais que compunham a jornada, Joana Gonçalves sofre contratempo na primeira passagem pela especial Extreme Test, saindo da Lousã com o terceiro lugar final.
A bonita vila beirã da Lousã recebeu este fim-de-semana a quarta etapa pontuável para o Campeonato Nacional de Enduro 2023. Depois da ausência em duas jornadas, Joana Gonçalves já não terá esta competição como principal objetivo, no entanto aproveitou para marcar presença e treinar para as competições internacionais que se avizinham.
Azarada numa fase inicial da prova, Joana Gonçalves acabou por perder muito tempo na primeira passagem pela Extreme Test – a primeira especial do dia. Perdendo cerca de cinco minutos para tentar colocar a sua Husqvarna novamente em marcha, a piloto de Pedras Salgadas ainda penalizou dois minutos.
Leia também: Xico Patife sobe ao pódio no Campeonato Nacional
Após este infortúnio, Joana Gonçalves venceu oito das onze especiais seguintes, no entanto esta toada vencedora fora insuficiente para fugir ao terceiro posto final na categoria Senhoras.
No final, Joana comentou: “Um azar, numa situação tão simples. Acabei por perder muito tempo dentro da especial e penalizar. Tentei seguir, levantei a cabeça e consegui excelentes tempos nas especiais. Apesar de tudo estou satisfeita com a minha prestação. Quanto à prova, estava excelente. Muito bem organizada, especiais e percurso muito bonitos. Gostei muito da prova e sinto que acabou por ser um bom treino para Itália”.
Joana Gonçalves seguirá ainda esta semana para Itália, onde irá alinhar na primeira jornada do Campeonato da Europa de Enduro, a decorrer em Fabriano – Ancona entre os dias 15 e 16 de abril.