A metalurgia Casal, fundada no início da década de ‘60 por João do Casal com a ajuda de dois irmãos e um primo, foi um verdadeiro colosso industrial em Portugal. Chegou mesmo, nos seus tempos áureos, a empregar mais de 1.000 trabalhadores e a ser um importante exportador.
Tal como publicámos nas nossas crónicas sobre ciclomotores e motociclos, que marcaram as décadas de 70, 80 e 90, dali saíram modelos tão icónicos como a Casal RZ 50, a Casal Boss ou a Casal 125 (K 276).
Trata-se de um imóvel, situado em Esgueira, com 4.800 metros quadrados, onde se insere uma nave industrial com 1.400 metros quadrados de implantação da qual faz parte a fachada e os escritórios da antiga Metalurgia Casal. A aquisição foi agora feita pelo empresário luso-venezuelano Victor Tavares, filho de um casal de emigrantes portugueses na Venezuela.
Victor Tavares tem outros negócios em solo luso, nomeadamente no ramo da hotelaria e arrendamento e pretende a recuperação do espaço e posterior disponibilização do mesmo para utilização comercial. O imóvel fica muito próximo do Centro Comercial Aveiro Center e mantém na fachada um enorme logótipo da Metalurgia Casal, que seria interessante preservar para a memória futura. Com a venda deste imóvel fecha-se um capítulo dourado da indústria de ciclomotores e motociclos em Portugal.