Na sua edição digital de 29 de julho, o Jornal de Notícias refere que “Governo já pode avançar com as inspeções de motos em janeiro de 2025”.
E continua mais à frente “IMT aprovou deliberações referentes à alteração dos quadros de deficiências dos veículos e à formação de inspetores, que apenas aguardam publicação”.
Caso se venham a confirmar estas informações, apenas fica a faltar a publicação em Diário da República das citadas deliberações.
Neste momento estamos a chegar ao mês de agosto pelo que é fácil de concluir que, caso a decisão vá nesse sentido, há perfeitamente tempo de proceder à publicação ainda durante 2024 e, desse modo, garantir que as IPO se vão concretizar a partir de 1 de janeiro de 2025.
Tem sido uma questão polémica e que se arrasta há vários anos e que o anterior governo, liderado por António Costa, previa que começassem a efetuar-se a partir de janeiro de 2025.
Lembramos ainda que, de acordo com o decreto-lei n.º 29/2023, de 5 maio, as inspeções aos veículos da Categoria E teriam de ser realizadas “cinco anos após a data da primeira matrícula e, em seguida, de dois em dois anos”.
Veja também Inspeções Periódicas Obrigatórias (IPO) adiadas para 2025