Quando a KTM adquiriu a Husqvarna deixou bem claro que os produtos “Husky” levariam um selo de qualidade e exclusividade.
Ambas nascidas no impressionante centro de desenho Kiska, ão muito longe da fábrica, tanto uma como a outra jogam com o minimalismo como poucas motos.
As Vitpilen, existentes com as cilindradas de 692,7 cc (701) e de 373 cc (401), sempre com motores monocilíndricos LC de 74 e de 44 CV respetivamente. Estas naked futuristas diferenciam-se, para além do seu motor, pelo seu quadro, que sendo multitubulares, são diferentes. No caso da 401, as jantes são com raios e na 701 de liga leve. O peso da 701 é de 157 kg e da 401 é de 148 kg.
As Svartpilen seguem uma linhagem scrambler com pneus mistos montados em jantes de liga leve na 701 e de raios na 401.
As 701 contam com gas ride-by-wire, controlo de tração e caixa quickshifter de up and down.
Todas as Husqverna contam com suspensões WP à frente e atrás. No caso das 701, os travões são Brembo, com pinça e ancoragem radial da Brybe, a marca branca da Brembo, na 401. são de dimensões reduzidas e com fibras minimalistas, mas não passam despercebidas na cidade, fazendo girar muitas cabeças à sua passagem.