A espera chegou ao fim! Uma das motos que nos trouxe o apelo das montanhas, a Honda Transalp, está a chegar e já é conhecido o preço de comercialização: 10.600€.
Quando foi oficialmente anunciada a Honda XL 600V Transalp representava o recuperar de um nome com grande importância para a marca, que ajudou a definir tendências e a despertar o espírito de aventura em milhares de motociclistas.
A primeira geração da Honda Transalp chegou ao mercado em 1987, com refrigeração líquida, motor bicilíndrico em V e 600 cc. Era uma moto bastante avançada para a época e por isso, tornou-se num verdadeiro sucesso. Foi sofrendo várias alterações, com a mais relevante em 1997 onde passa a contar com um segundo disco de travão dianteiro, que coincidiu também com a transferência da produção para Itália.
Em 2000 surge uma versão completamente nova, a cilindrada sobe para os 650 cc e mantém-se em produção até 2007. O significativo aumento de peso, mais de 30 kg, trouxe-lhe muitas críticas, tal como maior vocação para o asfalto.
A última geração foi lançada em 2008 e esteve em produção até 2012. Novo aumento de cilindrada, agora para 700 cc. Já com injeção eletrónica, um controverso farol dianteiro e ainda mais direcionada para o asfalto, trocando a jante de 21″ dianteira por uma mais asfáltica de 19″. Manteve, tal como as anteriores, a arquitetura do motor bicilíndrico em V.
A nova XL750 Transalp
Passaram-se 10 longos anos para ser anunciada a sucessora e outro para chegar até nós o novo modelo. Mas não falta muito para a podermos ver a circular pelas nossas estradas. Disponível numa versão base (90,5 cv às 9.500 rpm e um binário de 75 Nm às 7500 rpm), também existe uma versão limitada aos 35 kW (47 CV), para carta A2. Ambas disponíveis em três cores: branco, preto e cinzento.
Face às suas antecessoras, a arquitetura do motor é muito diferente. Estamos agora perante um motor bicilíndrico paralelo, com uma árvore de cames à cabeça e oito válvulas, 4 tempos, cambota a 270°, cabeça Unicam, arrefecimento por líquido e 755 cc de cilindrada.
O conjunto de travagem é composto por dois discos de 310 mm, com pinças de dois êmbolos e atrás monta um disco de 256 mm com pinça de um êmbolo.
Tem suspensão dianteira invertida Showa SFF-CA de 43 mm, 200 mm de curso e atrás um monoamortecedor de pressão separada, braço oscilante Pro-Link e 190 mm de curso.
O pneu dianteiro marca o regresso às 21’’ com medidas 90/90-21 e atrás temos 150/70-18. Acresce ainda um depósito com 16,9 litros de capacidade, um consumo anunciado pela marca que aponta aos 4,35 litros aos 100 km, peso em ordem de marcha de 208 kg e uma altura do assento ao solo de 850 mm.É também bastante mais tecnológica com um ecrã TFT totalmente a cores, de 5 polegadas, configurável e conectividade para smartphone.
Campanha de lançamento até 10 de fevereiro
Para os clientes que formalizarem a reserva de uma Transalp, no seu concessionário oficial Honda, até ao dia 10 de fevereiro, poderão beneficiar da promoção que inclui o exclusivo quickshifter como oferta. O Preço de Venda ao Público Recomendado é de 10.600 euros e a previsão de chegada ao mercado aponta à primavera de 2023.