A nova geração da Africa Twin vai chegar ao mercado português até final de 2019, desconhecendo-se, para já, os preços finais.
Este moto mitíca evoluiu e surge agora mais leve e mais potente, repleta de tecnologias de ponta. Ao mesmo tempo, a Honda realizou as mesmas melhorias na Adventure Sports, uma Africa Twin com mais equipamento e ainda mais apelativa. Ainda assim, a marca japonesa diz que os dois modelos estão agora mais diferenciados.
Esta que é a moto aventira mais popular da Honda recebe um novo motor bicilíndrico paralelo de 1100 cm3 com homologação Euro 5 e 102 CV de potência. O binário máximo é de 105 Nm, ou seja, mais 7% de potência. A caixa é uma DCT de dupla embraiagem.
A moto é ainda 5kg mais leve que a geração anterior, melhorando, desta forma, 10% na relação peso/potência. A redução do peso foi realizada em zonas chave, como o motor, o quadro e o braço oscilante.
Mas a Africa Twin traz ainda um ecrã TFT multifunções de 6,5 polegadas, com protocolo Apple Car Play e conetividade Bluetooth, sendo que tudo é controlado pelo toque dos dedos.
Para tornar a condução ainda mais desportiva e prazeirosa, existem quatro modos de condução pré-definidos e mais dois modos personalizáveis pelo utilizador.
Estes modos permitem alterar parâmetros como potência, travagem do motor, sistema de control ode tração, controlo anti-cavalinho e ABS em curva. O sistema HSTC de controlo de tração, juntamente com função de controlo anti-cavalinho e anti-levantamento da roda traseira, agora todos geridos pela unidade IMU de medição de inércia; o controlo da velocidade de cruzeiro é equipamento de série.
Enquanto a Africa Twin tem uma orientação ainda maior para a condução fora-de-estrada, a Adventure Sports está mais preparada para as viagens de longa distância, sendo que agora está disponível com o sistema opcional de suspensões Showa Eera.