O trio composto pela CB500F, CBR500R e CB500X da Honda é extremamente popular e todos os modelos foram alvo de atualizações ao nível do motor e também da ciclística, o que, em 2022, vai alargar ainda mais a apetência por estes modelos entre a comunidade motociclística, quer o condutor tenha muita ou pouca experiência.
Oriunda das tetracilíndricas de média cilindrada CB650R e CBR650R, a nova forquilha Showa SFF-BP USD de 41 mm de diâmetro é um dos pontos altos da nova frente deste trio, com mais capacidade de manobra e ainda melhor qualidade de condução. A forquilha é complementada por jantes de liga leve com raios em Y (na CB500F e na CBR500R), juntamente com dois discos ondulados de 296 mm de diâmetro e pinças radiais Nissin. A CB500X, com o seu estilo Adventure marcado, partilha a mesma configuração atualizada de travões e de suspensão das suas irmãs, mas tem ainda maior curso na suspensão da frente e uma jante de 19 polegadas, mais leve e maior.
Estes três modelos muito económicos apresentam um braço oscilante novo e mais leve, com mais resistência à torção, maior flexibilidade lateral e melhor capacidade de inserção nas curvas. O potente motor de 500 cm³ é o “coração” destes modelos e continua a debitar o máximo de 35 kW, o teto permitido para quem tem carta A2 poder conduzir estes modelos, só que, para 2022, a programação do sistema PGM-FI do motor foi totalmente revista, oferecendo agora ainda mais binário, sensibilidade e caráter geral.
A CB500F naked recebe três novas cores vibrantes: Cinzento Pérola Smoky, Cinzento Metalizado Mate Axis e Amarelo Pérola Dusk; a desportiva CBR500R vai estar disponível em novos acabamentos Preto Metalizado Mate Gunpowder, também com novos e elegantes gráficos que deixam perceber toda a sua herança de competição. A CB500X de aventura recebe também duas novas cores para 2022. Preto Metalizado Mate Gunpowder e Laranja Pérola Organic. Os três modelos também vão estar disponíveis no esquema cromático clássico da Honda Vermelho Grand Prix.
Apesar de as suas dimensões compactas e “boas maneiras” tornarem este trio de modelos de 500 cm³ da Honda muito fácil de conduzir, aprender e progredir de forma simples no mundo das motos, são esses mesmos atributos que são uma verdadeira atração para quem procura um modelo fácil de conduzir e que o tornam um verdadeiro prazer – seja para quem quer passar de uma 125 para uma moto maior ou para quem pretende apenas explorar novas estradas ao fim de semana – independentemente do modelo que venha a escolher.
A Honda já vendeu mais de 106 000 unidades de CBs e CBRs em toda a Europa desde o seu lançamento no ano de 2013. Cada modelo tem o seu lugar na rica e variada gama de produtos Honda. A estradista CB500F atinge quase metade das vendas e a desportiva CBR500R é responsável por 18%, com a aventureira CB500X a arrecadar 35% do total de vendas.
A investigação Honda realizada numa amostra representativa do grupo de clientes da marca mostra a amplitude da atração destes três modelos em diferentes dados demográficos dos condutores. Os números mostram que 45% dos proprietários da CB500F e 37% dos proprietários da CBR500R são condutores novos, com 45% e 60% respetivamente a terem menos de 34 anos; isto ilustra o quão fundamental este tipo de cliente tem sido para trazer novos condutores ao mundo das duas rodas.
Por outro lado, 75% dos proprietários da CB500X são condutores já com experiência, com mais 15% de regressados ao mundo das motos, muito graças à atração deste modelo de aventura compacto, com o seu estilo robusto, suspensões de longo curso e posição de condução a direito.