A Honda apresentou no Salão de Milão a nova NX 500, um modelo de aventura de média cilindrada, compatível com carta A2.
A potência e o binário do motor de 471 cm³ foram mantidos (35 kW e 43 N·m), a reprogramação feita na ECU melhora a sensação de aceleração e o sistema HSTC de controlo de tração variável da Honda é agora de série. As novas jantes poupam 1,5 kg do peso não suspenso e são acompanhadas por uma forquilha SFF-BP USD de 41 mm e um amortecedor traseiro redesenhados, ambos Showa. Os dois discos à frente são acionados por pinças de dois pistões.
O novíssimo farol de LEDs oferece melhor visibilidade à noite e o novo ecrã TFT de 5 polegadas permite ligar um smartphone com a aplicação Honda RoadSync instalada; depois, o controlo é feito por um interruptor de 4 vias simples e retroiluminado.
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História da CB 500X
A CB500X – originalmente lançada em 2013 juntamente com a naked CB500F (agora CB500 Hornet) e a CBR500R de carenagem integral – é um modelo crossover de aventura e média cilindrada, muito divertido e de peso reduzido.
Lodo desde o início, era uma moto que, sem nenhum alarido, cumpria o seu dever de forma competente, oferecendo uma utilização adaptada a uma enorme diversidade de condutores.
O caráter utilitário deste modelo ficava a dever-se a uma equação extremamente simples – um motor bicilíndrico vivo e comprovado, com um binário fácil de usar e com excelente tração logo desde baixa rotação (e também com excelentes capacidades em alta) – juntamente com uma componente ciclística capaz de uma condução muito confortável, tanto em cidade, como em estrada aberta, tudo com um inconfundível estilo adventure.
Este é um modelo igualmente à vontade nas deslocações casa-trabalho-casa e nas viagens de fim-de-semana. A suspensão de longo curso absorvia as irregularidades da estrada e o guiador largo oferecia uma posição de condução muito confortável, com costas direitas e com um campo de visão bastante amplo.
Em 2016, uma primeira atualização trouxe um depósito de combustível maior, mais proteção aerodinâmica com um para-brisas mais alto, bem como iluminação por LEDs, forquilha dianteira com afinação da pré-carga da mola e manete de travão que podia ser regulada. A evolução que saiu em 2019 tinha um estilo Adventure ainda mais sofisticado, motor com mais performances e uma série de atualizações da ciclística. O modelo de 2022 estava equipado com uma forquilha Showa SFF-BP USD de 41 mm de alta qualidade, dois discos à frente, braço oscilante leve e roda dianteira redesenhada.
Para 2024, a fórmula da Honda para esta moto está melhor, mas não muda na sua essência. No entanto, o nome é novo. A NX500 cria agora a sua própria identidade, com um estilo agressivo completamente novo, tecnologia de topo e uma série de atualizações de pormenor que irão certamente continuar a sua jornada até aos corações e mentes dos motociclistas europeus.
Mais informações da NX 500 e cores
As letras NX têm uma grande história na Honda e a monocilíndrica NX650 Dominator – que saiu no final dos anos 80 com uma mistura única de estilos, on e off-road – é recordada com carinho em toda a Europa.
NX significa “New X-over” (Nova Crossover), que é exatamente o que a nova NX500 é. Divertida numa estrada sinuosa, divertida num trilho off-road e pronta para percorrer distâncias, as suas credenciais versáteis são reforçadas com uma nova e impressionante atualização do seu estilo adventure. As jantes também são mais leves e as afinações da suspensão dianteira e traseira foram atualizadas para melhorar a qualidade de condução.
O motor é uma unidade de dois cilindros com embraiagem deslizante, compatível com carta A2 e beneficia da adição do controlo variável da marca (o famoso HSTC) e de uma reprogramação na ECU para melhorar a acelerações.
A NX500 de 2024 vai estar disponível nas cores seguintes:
Vermelho Grand Prix; Preto Metalizado Mate Gunpowder e Branco Pérola Horizon
Sobre datas de comercialização e preços ainda não existe informação disponível.