fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Honda CBR 600 RR: a caçula radical da CBR 600F

Uma pura Race Replica nas Supersport

Pedro Pereira Por Pedro Pereira
25 Fevereiro, 2024
em Crónicas
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Honda CBR 600RR de 2005

Este bonito exemplar da segunda geração facilmente se distingue de um da geração anterior. A estética não se altera significativamente e mantém, por exemplo, a saída de escape por debaixo do assento, mas as suspensões dianteiras são agora invertidas e as pinças de travão dianteiras passaram a ter montagem radial, em vez de axial. Duas diferenças facilmente visíveis a olho nu.

Para 2005 o motor perdeu um pouco de potência (agora 106,6 cv às mesmas 13.500 rpm), mas ganhou em binário e mais cedo (65 Nm às 10.750 rpm). Muito importante também e mais nivelado com a concorrência, foi a cura de emagrecimento: perdeu cerca de 7 kg, graças ao uso abundante de alumínio, o que fez muita diferença no comportamento e agilidade.

Mesmo nos dias de hoje continua a ser uma moto com uma estética bem conseguida e arrebatadora, mas não deixa de ser uma moto radical, logo na posição de condução que nos obriga a estarmos “deitados” sobre o depósito e com os braços bem lá à frente, as pernas cá para trás e muito fletidas.

Apesar de existir selim para passageiro este é pouco mais que figurativo. Mais que 5 minutos só por amor ou necessidade. É uma moto verdadeiramente egoísta e assume isso sem complexos. Mesmo a sua condução no dia-a-dia não é recomendável a todos. Além da posição, as suspensões, mesmo reguláveis, transmitem todas as irregularidades do asfalto e o motor vive lá em cima, se possível próximo das 10.000 rpm ou mesmo mais! Aliás, a zona vermelha começa apenas às 15.000 rpm!

Nos regimes inferiores, até às 5.000 ou 6.000 rpm, nada acontece, o motor mal se ouve e é preferível a versão F, mais civilizada e com um motor mais cheio e um conforto aceitável. Daí até às 10.000 rpm são relativamente parecidas, sendo que daí para a frente, onde já nem todos conseguimos chegar com facilidade, começando por mim, a RR mostra os seus genes de moto de corrida.

Ainda sobre este exemplar, está francamente bonito e mesmo algumas alterações, como ao nível dos piscas, manetes ou do ecrã dianteiro, não comprometem a sua originalidade e estilo.

Uma moto muito acarinhada, nas suas diferentes gerações e que a Honda, a dada altura desistiu de comercializar na Europa, mas que regressa agora ao mercado e à ribalta, já como modelo de 2024, mas essa história fica para outra vez.

Veja também: Salão de Milão: Nova E-Clutch da Honda

Página 2 de 2
Anterior12
Tags: destaqueHonda CBR 600 RRSupersport

RELACIONADOS

Crónica – A Ultrapassagem
Crónicas

Crónica – A Ultrapassagem

Por Pedro Alpiarça “Só preciso que traves mais uma vez… Podia tê-lo feito há três curvas atrás mas quero...

Por Redação
9 Abril, 2025
Será que posso ser multado por circular na via do meio ou da esquerda em auto-estrada?
Crónicas

Será que posso ser multado por circular na via do meio ou da esquerda em auto-estrada?

Circular na via do meio ou da esquerda em Auto Estrada ou via equiparada, quando injustificadamente, é uma infração...

Por Redação
4 Maio, 2025
Como trocar o óleo da sua moto e quando o deve fazer
Crónicas

Como trocar o óleo da sua moto e quando o deve fazer

Trocar o óleo do motor da sua moto é uma das tarefas de manutenção de motos mais básicas e...

Por Redação
2 Abril, 2025
Harley-Davidson apresenta a “Harley Night” em toda a região EMEA
Crónicas

Harley-Davidson apresenta a “Harley Night” em toda a região EMEA

A Harley-Davidson apresenta a “Harley Night”, uma reinterpretação da tradicional Open House. Este evento que teve início em Espanha,...

Por Redação
2 Março, 2025
Próximo Post
Revista Motos de março chega hoje às bancas. Não perca!

Revista Motos de março chega hoje às bancas. Não perca!



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt