Mas para muitos condutores recém-chegados ao mundo das duas rodas, esta será a sua primeira moto “a sério”. Por isso, este modelo terá de ser tudo o que mencionamos anteriormente e ainda mais tudo o que uma moto “a sério” pode ser: o entusiasmo, a liberdade e o prazer instintivo que as duas rodas trazem à vida do dia-a-dia.

No entanto, essa moto também terá de ser fácil para o condutor novato, enquanto aprende, e com uma qualidade de construção acima da média, para além de um estilo que seja um motivo de orgulho que se possa perceber.

Do ponto de vista do fabricante, é importante que os recém-encartados escolham um dos seus modelos; para a Honda, isto é extremamente importante! Uma boa experiência inicial pode representar uma associação com a marca que dura uma vida inteira e a CB125F há muito que desempenha essa função para a Honda – uma moto de entrada robusta e fácil de conduzir, que se adapta na perfeição ao condutor novato.

A CB125F é uma moto “a sério” de dimensões contidas, em cujo desenvolvimento original estiveram envolvidas nada menos que 19 novas patentes. Completamente atualizado em 2021, o modelo emagreceu 11 kg graças a um novo motor, a um quadro redesenhado e a uma série de outras revisões.
Agora, – e expandindo o seu sucesso – a CB125F recebe um estilo renovado e ainda mais assertivo, com um farol premium de nova assinatura, para além de melhores especificações e utilidade no dia-a-dia sob a forma de um ecrã TFT a cores de 4,2 polegadas, completo, com conectividade para smartphones com a aplicação RoadSync e porta USB-C, convenientemente localizada perto do guiador.
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A tecnologia Idling Stop de paragem do motor ao ralenti também está presente e, tal como antes, o motor enhanced Smart Power (eSP) de arrefecimento a ar é muito fácil de usar e conta com homologação EURO5+, para além de consumos extremamente reduzidos, mas mantendo as excelentes performances.

A CB125F de 2026 vai estar disponível nas seguintes cores:
Vermelho Metalizado Imperial; Azul Metalizado Mate Marvel; Cinzento Metalizado Mate Axis
O motor Enhanced Smart Power (eSP) com arranque elétrico e alternador numa só unidade – inclui agora a tecnologia Idling Stop para uma economia de combustível ainda maior e homologação EURO5+; As tecnologias de baixo atrito incluem cilindro descentrado, rolamentos de agulhas nos balanceiros e injetor de óleo no pistão.

A caixa de 5 velocidades transmite a potência através de uma corrente selada 520; Bateria de 6Ah de maiores especificações. O motor monocilíndrico SOHC eSP de 124 cm³, arrefecido a ar e de 2 válvulas da CB125F foi concebido desde o início para manter o desempenho ideal nas ruas movimentadas das cidades, mas usando pouquíssimo combustível e ostentando uma fiabilidade suprema.
O pico de potência de 8 kW surge às 7500 rpm, com pico de binário de 10,9 N·m a aparecer às 6.000 rpm. O diâmetro e o curso são de 50 x 63,1 mm e a relação de compressão é de 10,0 : 1. Isto resulta numa aceleração inicial desde parada até aos 200 m de apenas 12,4 segundos, mas mais importante, os consumos foram amplamente reduzidos (66,7 km/litro (1,5 l/100 km), o que origina uma autonomia potencial superior a 730 km por cada depósito de 11 litros
O alternador (ACG – Alternating Current Generator) também faz parte da “fórmula” eSP e combina a produção de eletricidade com funções de motor de arranque, poupando peso e simplificando o layout.
O esforço necessário para colocar o motor a trabalhar é reduzido graças ao mecanismo de retorno da cambota que a recoloca em posição antes da admissão do ar – o que dá uma vantagem de arranque ao motor – e ao mecanismo de descompressão que anula a resistência ao arranque provocada pela própria compressão do motor. O funcionamento do alternador/motor de arranque é extremamente silencioso.

A tecnologia Idling Stop – tal como se encontra nas scooters Vision 110, SH125i e PCX125 – é uma vantagem do alternador ACG e uma adição ao modelo de 2026; esta é também a primeira vez que tal se vê numa Honda com caixa manual standard. O sistema desliga o motor quando a moto está parada, volta a arrancá-lo (em qualquer mudança), facilmente e à medida que se larga a embraiagem.
Caso deseje pode desligar o sistema. A homologação EURO5+ foi conseguida à custa de, entre outras coisas, um novo sensor O2 e nova programação na ECU. A bateria mais forte, de 4 para 6 Ah, garante uma potência de arranque duradoura.