A Honda acaba de anunciar a sua gama completa de modelos off-road e dual-purpose para 2020, da qual se destaca a CRF250R atualizada.
A CRF250R foi melhorada em termos de performances e ciclística, atualizações herdadas do modelo de motocross CRF450R que, agora, está equipada pela primeira vez com sistema HSTC de controlo variável da tração.
Em linha com as alterações do modelo de topo CRF450R, a CRF250R de 2020 beneficia também de atualizações na ciclística e no motor, para melhores prestações e melhor maneabilidade.
As alterações ao nível do motor aumentam o pico de potência e o binário em 4 e 8%, respetivamente e, em simultâneo, acarretam uma melhoria na gama de média rotação, sempre tão importante; estas melhorias foram conseguidas pelas atualizações inseridas na cabeça do motor e no design do pistão, em conjunto com as otimizações feitas na admissão e no escape, retirando todo o partido da nova árvore de cames.
As revisões na relação da 2ª velocidade permitem explorar melhor o aumento da potência, com os carretos de 3ª e da 4ª a incluírem agora um revestimento de baixo atrito que possibilita mudanças de velocidade ainda mais suaves. Para completar o leque de atualizações no motor, a CRF250R recebe novos mapas de injeção, com base nas atualizações introduzidas na 450R, oferecendo uma entrega de potência mais adaptada à mudança engrenada.
A redução do peso do quadro e do braço oscilante melhora a flexibilidade do chassis; o resultado é, em combinação a maior rigidez do braço oscilante, uma maior estabilidade e precisão de trajetórias. As alterações na suspensão foram introduzidas para melhorar o amortecimento a baixa velocidade.
O travão traseiro da CRF250R possui agora novas pastilhas especialmente desenvolvidas para durarem mais e travarem melhor, dispensando também a necessidade de incluir uma proteção para o disco; para 2020 este modelo também possui novos gráficos. A CRF250RX de 2020 também recebe todas as atualizações da CRF250R.
Após receberem atualizações de fundo em termos de performance em 2019, os modelos para 2020 da CRF450R e CRF450RX beneficiam ambos agora do controlo de tração HSTC; este sistema funciona em conjunto com o sistema de Controlo de Arranque HRC e dos novos mapas de injeção PGM-FI, ambos também renovados.
Os três modos do sistema HSTC permitem ao piloto minimizar a patinagem da roda traseira (ou seja, reduzir o desperdício de força motriz) e assim aumentar a tração. O sistema não usa um sensor de velocidade da roda e mantém a sensibilidade do acelerador durante a gestão da potência do motor, algo sempre crítico; quando for detetado que a relação de alteração da rotação ultrapassou um determinado limiar, o sistema atrasa o ponto de ignição e controla o sistema PGM-FI.
Quando se desliga motor, o sistema mantém o último modo selecionado e usa-o da próxima vez que se ligar a ignição. O sistema também pode ser completamente desativado.
Tal como as suas irmãs de 250 cm³, as CRFs 450R e 450RX possuem novas pastilhas de travão atrás, agora com maior duração e melhores performances; as suspensões também foram revistas para aumentar o amortecimento em compressão de baixa velocidade nas travagens a fundo e nas acelerações fortes. Os gráficos renovados estão em linha com as renovações da CRF250R.