Escultura e novo parque citadino foram inaugurados em homenagem ao piloto português
Milhares de pessoas e centenas de entusiastas do motociclismo de vários lugares do país, estiveram reunidas este fim de semana na cidade de Esposende (Braga) para prestar homenagem a Paulo Gonçalves, piloto icônico do motociclismo português que infelizmente faleceu durante o Dakar 2020.
A cerimónia de homenagem marcou a inauguração da Estatua Memorial do piloto e do Parque Paulo Gonçalves, que é descrito como “um espaço urbano requalificado que integra as valências de Parque Canino, Souto Citadino e Coleção de Árvores Notáveis, e que se localiza à face da Estrada Nacional 13, classificada como Rota do Norte, entre as rotundas da Senhora da Saúde e da Solidal, em Esposende”.
Emocionante desde o início, foi uma cerimônia marcada por lágrimas, sorrisos e aplausos, contou também com as palavras comoventes de Érica e Rúben Gonçalves, filhos do saudoso piloto, onde os mesmos enfatizaram a grandiosidade do legado deixado por Paulo Gonçalves e expressaram, em nome da família, agradecimentos por esta homenagem. Citando Fernando Pessoa “Para ser grande sê inteiro…” lembraram o pai como um “homem resiliente e corajoso, um exemplo reconhecido e admirado”, dizendo ainda que “hoje ficará imortalizado para sempre”.
Após as palavras da família, a multidão reunida testemunhou a bênção do novo espaço pelo pároco de Esposende, Padre Delfim Fernandes, seguida pelo que provavelmente foi o memento mais emocionante da cerimonia, o descerramento da escultura memorial, um monumento de 8 toneladas e 5,5 metros de altura, construído com 27500 peças mecânicas.
O autor deste projeto foi o artista e fotojornalista Paulo Jorge Maria, que apresentou um pequeno filme da execução do monumento e deu conta do aturado trabalho desenvolvido ao longo de vários meses para dar corpo a esta “obra pioneira em Portugal, pelo conceito e volumetria”, uma obra pensada para “dar vida a peças em fim de vida”.
“Hoje é um dia de festa, dia em que celebramos a amizade e o amor, a partilha e a comunhão a que o Paulo nos habituou”, afirmou Paulo Maria, na sua intervenção, notando que o tamanho “gigante” da escultura reflete a grandiosidade do piloto, como campeão e como homem. Num discurso marcado por muitos aplausos, Paulo Maria, enalteceu o carácter e a tenacidade do piloto, dizendo que a escultura reflete a sua paixão pela amizade e que se traduzirá em ponto de encontro. Terminou agradecendo à Câmara Municipal pelo acolhimento e apoio ao projeto, bem como a todos quantos colaboraram para o tornar realidade, e dirigiu um agradecimento particular à família de Paulo Gonçalves. “O ‘Speedy’ estará sempre connosco!”, afirmou o artista.
O Presidente da Federação de Motociclismo de Portugal, Manuel José Marinheiro, também marcou a sua presença no evento e elogiou a essência de Paulo Gonçalves, tanto no seio do motociclismo como nas relações pessoais, considerando justa a homenagem. Destacou ainda o importante papel da família na realização do evento e agradeceu ao artista Paulo Maria pelo trabalho dedicado e ao Município de Esposende pela homenagem.
O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, afirmou que a cerimônia é mais um reconhecimento ao piloto que se tornou embaixador de Esposende. “Hoje é um dia de homenagem e de exaltação do Paulo Gonçalves” declarou o autarca de Esposende. Lembrou ainda que o Município sempre soube reconhecer o mérito desportivo de Paulo Gonçalves, concedendo-lhe postumamente a Medalha de Honra e integrou seu nome na toponímia de Gemeses, terra natal do piloto.
O Parque e a escultura representaram um investimento superior a 500 mil euros, financiado praticamente na totalidade pelo Município, com apoio do programa “Compete”. O Presidente da Câmara convidou as pessoas a usufruírem do espaço, apelando ao civismo e respeito ao legado de Paulo Gonçalves. Agradeceu e realçou também a imponência da obra do artista, considerando estar à altura da grandiosidade do piloto, e frisou que “dignifica quem fez e contribuiu para o memorial”. Sustentou a escolha da localização por se tratar de um local de forte circulação, à margem de uma Estrada Nacional, proporcionando, assim, uma ampla visibilidade ao memorial.
A inauguração do Parque e da escultura é parte de uma série de iniciativas da Comissão Organizadora de Homenagem a Paulo Gonçalves, incluindo a edição da biografia do piloto e a realização de uma prova de motociclismo em sua homenagem. A cerimônia encerrou-se com elogios ao “Speedy”, como Paulo Gonçalves era carinhosamente apelidado. Este evento reforçou que o piloto estará sempre presente na memória de todos e será imortalizado na cidade.
Fotos: Alexandre Carvalhais e Serviço de Comunicação e Imagem da CME, veja também mais imagens da inauguração do memorial e parque de homenagem a Paulo Gonçalves.