A Harley-Davidson, Inc. anunciou que vai estabelecer novas instalações de pesquisa e desenvolvimento no norte da Califórnia para apoiar o seu futuro portfólio de produtos, incluindo a primeira gama completa de veículos elétricos da empresa.
“Recentemente, partilhámos com o mundo os nossos planos para criar a próxima geração de motociclistas da Harley-Davidson a nível global”, afirma Matt Levatich, President e CEO da Harley-Davidson, Inc. “Estas novas instalações de R&D no coração de Silicon Valley vão ajudarnos a cumprir esses planos e demonstrar o nosso compromisso com a eletrificação do motociclismo”.
Como parte dessa estratégia, a Harley-Davidson lançará a sua primeira moto elétrica, a LiveWire em 2019.
Essa moto será a primeira de um amplo portfólio de veículos elétricos de duas rodas, “twist and go”, sem embraiagem, projetados pela empresa. Será seguida por modelos adicionais até 2022 para ampliar o portefolio com opções de produtos mais leves, menores e ainda mais acessíveis para inspirar novos condutores com novas formas de mobilidade.
As novas instalações na Califórnia, que servirão como um satélite da Willie G. Davidson Product Development Facility em Wauwatosa, Wisconsin, deverão ser inauguradas no quarto trimestre de 2018.
Inicialmente, o foco será na pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos, incluindo o design, desenvolvimento e fabrico baterias, “power electronics” e e-machine.
A longo prazo, a empresa poderá considerar expandir o foco do centro para uma gama maior de tecnologias avançadas aproveitando os talentos de Silicon Valley e assim apoiar a sua gama mais abrangente Harley-Davidson Motor Company e competitiva de motos num amplo espectro de preços, tipos de propulsão e estilos de motos.