A Harley-Davidson Factory Racing exibiu a performance da sua Road Glide 2024 race-prepared num teste realizado em conjunto com a DORNA e a MotoGP no Circuito de Barcelona-Catalunha em Montmeló, Barcelona, Catalunha, Espanha.
O Grand Prix é a classe principal de eventos de motociclismo de estrada realizados em circuitos autorizados pela Fédération Internationale de Motocyclisme (FIM). O MotoGP é um dos campeonatos de motociclismo mais emocionantes do mundo. A corrida foi transferida para Barcelona após as terríveis inundações na região de Valência. A Harley-Davidson doou uma moto Road Glide para ser leiloada.
O teste foi a primeira aparição europeia em pista das motos Road Glide Harley-Davidson Factory Racing que competem nos EUA. Os pilotos da Harley-Davidson Factory Racing Kyle Wyman e James Rispoli conduziram as suas motos na segunda-feira, após a corrida de MotoGP no circuito de 4,657 km (2,894 mi) de 16 curvas. O grupo de pilotos convidados incluíram os ex-pilotos de MotoGP e World Superbike, Simon Crafar, John Hopkins, Randy Mamola e Marco Melandri.
“A competição é um pilar central da marca Harley-Davidson, demonstrando o nosso compromisso com a performance e a inovação”, afirmou Jochen Zeitz, Chairman, President e CEO da Harley-Davidson. “Em parceria com a DORNA/MotoGP, pretendemos expandir a nossa presença nas competições a nível global, alimentando as paixões dos nossos clientes e fãs. Este teste de MotoGP é um passo fundamental para concretizar estas ambições e demonstrar a nossa dedicação à excelência na competição.”
“Estávamos a pilotar ao lado dos nossos heróis e pudemos partilhar o nosso trabalho com pessoas que tanto respeitamos”, disse Wyman. “São momentos especiais e memórias que não esquecerei tão cedo. Quero agradecer à DORNA, à Harley-Davidson e a todo o staff que trabalharam incansavelmente para realizar este evento nas circunstâncias mais desafiantes.”
Rispoli acrescentou: “Que dia incrível para a Harley-Davidson. Estar em pista no mesmo fim de semana do MotoGP foi incrível. E partilhar este projeto com algumas lendas do desporto foi irreal. As suas reações depois de pilotarem as nossas motos foram incríveis.”
Embora as condições nubladas e frias tenham impedido os ataques de tempo por volta, Wyman e Rispoli alcançaram velocidades máximas medidas de mais de 171 MPH (275 KPH) no setor mais rápido da pista.
Depois de Wyman e Rispoli terem aquecido as Road Glides Harley-Davidson Factory Racing, Crafar, Hopkins, Mamola e Melandri fizeram sessões nas motos e ficaram impressionados com a potência e a performance das motos bagger de competição.