A recente edição da EICMA, a famosa feira de motos em Milão (sobre a qual falaremos mais em breve, na nossa revista em papel e também nos nossos canais digitais), não serviu apenas para que novas motos fossem apresentadas. Esta foi também uma ocasião para diversas marcas darem e conhecer os seus planos de futuro. A Harley-Davidson, por exemplo, revelou oficialmente novos detalhes da muito aguardada Harley-Davidson Bagger World Cup durante uma conferência de imprensa. A marca apresentou o logótipo oficial do campeonato, revelou um protótipo de moto de competição e anunciou as primeiras equipas confirmadas para competir na temporada inaugural. Com início em 2026, o campeonato será disputado em paralelo com seis Grandes Prémios do Mundial de MotoGP!

A Harley-Davidson Bagger World Cup tornar-se-á a primeira racing series global dedicada exclusivamente às motos bagger de alta performance da Harley-Davidson. Construídas sobre a plataforma Grand American Touring da marca, estas motos modificadas para competição proporcionarão velocidade, agilidade e certamente muita emoção (além de tempos por volta muito interessantes). Pesam aproximadamente 280 kg, produzem mais de 200 cavalos de potência e ultrapassarão os 300 km/h em pista, criando um formato de competição distinto de tudo o que existe atualmente no calendário do MotoGP. A Harley-Davidson revelou também o logótipo oficial do campeonato, uma evolução da icónica linguagem visual Bar & Shield da marca, que combina a herança da Harley-Davidson com uma identidade racing moderna e global.

A Harley-Davidson confirmou ainda as primeiras equipas que se vão juntar à grelha inaugural da Bagger World Cup: Saddlemen Racing (Estados Unidos), Joe Rascal Racing (Austrália) e Cecchini Racing (Itália). Cada uma traz um historial único, ambição competitiva e credibilidade global para o novo campeonato.
“Estamos muito felizes por dar as boas-vindas às primeiras equipas que garantiram os seus lugares na temporada inaugural da Harley-Davidson Bagger World Cup”, afirma Kolja Rebstock, Senior Vice President for International Markets, Harley-Davidson Motor Company. “Desde o anúncio inicial do campeonato, temos assistido a um enorme interesse por parte de respeitadas organizações de renome. Planeámos a série para contar com seis a oito equipas, totalizando 12 a 16 pilotos e com estes três primeiros contratos, já preenchemos quase metade da grelha. É um forte sinal que confirma o impulso e o entusiasmo em torno deste projeto. Estamos a trabalhar rapidamente para dar vida a este campeonato e mal podemos esperar para acelerar nas pistas em 2026. Será uma competição renhida, emocionante e diferente de tudo o que os fãs já viram.”

O calendário de 2026, com duas corridas por fim-de-semana, inclui:
· Grand Prix of The Americas – Circuit of the Americas (EUA): 27–29 Março
· Grand Prix of Italy – Autodromo Internazionale del Mugello (Itália): 29–31 Maio
· Grand Prix of the Netherlands – TT Circuit Assen (Holanda): 26–28 junho
· Grand Prix of the United Kingdom – Silverstone Circuit (Reino Unido): 7–9 Agosto
· Grand Prix of Aragon – MotorLand Aragón (Espanha): 28–30 Agosto
· Grand Prix of Austria – Red Bull Ring (Áustria): 18–20 Setembro – Championship Round
Com a Bagger World Cup, a Harley-Davidson está a redefinir o que é possível em duas rodas, trazendo potência, binário e um tipo de emoção para as pistas bem diferente do que aquilo a que estávamos habituados. E estamos ansiosos pelo início desta competição! Podem sempre acompanhar o campeonato http://www.motogp.com para mais novidades!




