O Grupo Piaggio apresenta-se na EICMA, reiterando a sua posição de líder europeu no fabrico de scooters e motociclos, e um dos principais intervenientes a nível mundial.
Em 2023, o Grupo vendeu 559.500 veículos em todo o mundo, com um volume de negócios de 1.994,6 milhões de euros. O resultado líquido foi de 91,1 milhões de euros, o melhor resultado de sempre do Grupo. Além disso, a margem bruta da empresa cresceu 3,6%, enquanto o Ebitda foi de 325 milhões de euros, um aumento de 9%.
Na EICMA 2024, a Aprilia e a Moto Guzzi confirmam a renovação e a expansão da sua gama de motos. Da condução desportiva ao touring e das pistas de corrida aos mais árduos percursos fora de estrada, as novas soluções propostas satisfazem a necessidade de aventura de todos os tipos de motociclistas.
A Vespa confirma o seu estatuto de ícone de estilo e embaixadora da sofisticação italiana, com novas versões hi-tech que oferecem prestações ainda mais brilhantes. A gama de scooters Piaggio foi alargada, com novos motores e a novíssima Liberty, uma versão amplamente renovada de um dos seus campeões de vendas.
Aprilia Tuono 457
Este novo modelo utiliza como base a plataforma técnica da recém-apresentada RS 457 e foi concebido para satisfazer as exigências de mobilidade e diversão dos jovens motociclistas de todo o mundo. É a Tuono mais inconformista e rebelde que alguma vez existiu e, embora mantenha as caraterísticas essenciais de todas as motos Tuono, o novo modelo apresenta um visual totalmente novo, concebido para satisfazer as necessidades e desejos do mercado a que se destina. Distingue-se pela sua relação peso/potência recorde (apenas 59 kg a seco para 35 kW de potência) – o máximo possível para uma moto que pode ser conduzida com carta A2 – para uma condução extremamente divertida e dinâmica, mas também fácil e acessível a todos. As caraterísticas técnicas são topo de gama: quadro em alumínio (o único do género neste segmento) e eletrónica de ponta, incluindo acelerador Ride by Wire, três modos de condução, ABS e controlo de tração. A Tuono 457 é alimentada por um generoso motor de dois cilindros paralelos de última geração com uma potência máxima de 35 kW (47.6 cv) a 9,400 rpm e um binário de 43.5 Nm a 6,700 rpm, 82% do qual já está disponível a 3,000 rpm.
Aprilia Tuareg Rally
Este modelo é o Tuareg mais especializado do mercado, em grande parte derivado da versão Aprilia Racing da moto, que venceu o Africa Eco Race e o campeonato italiano Motorally: é uma verdadeira referência entre as motos de dois cilindros dedicadas às condições mais exigentes do todo-o-terreno. Em comparação com a já soberba Tuareg, o equipamento de série é particularmente impressionante: claramente inspirado nas corridas, foi concebido para uma utilização mais fora de estrada e apresenta um guarda-lamas dianteiro alto, um novo protetor de cárter em alumínio, novos protectores de mão mais robustos e um novo guia de corrente. O selim e o guiador foram elevados, tornando a moto mais adequada para ser conduzida em pé. As rodas com raios têm um canal Ergal estreito e estão equipadas com pneus com câmara de ar, enquanto a suspensão Kayaba com o seu notável curso de 240 mm está equipada com componentes internos concebidos para utilização em enduro. O motor foi atualizado em várias áreas e apresenta agora um mapeamento off-road mais direto. O escape SC Project tem um silenciador em titânio e o peso em ordem de marcha é de apenas 199 kg.
Nova gama Aprilia Factory
O nome Factory distingue as versões mais exclusivas e premium das motos desportivas Aprilia da concorrência: estes modelos são reconhecidos pelos fãs pelo seu refinamento derivado das corridas, que se traduz numa experiência de condução única, tanto na pista como na estrada. A nova RS 660 está agora também disponível nas versões de equipamento de fábrica, e tem suspensão Öhlins multi-ajustável de série, bem como gráficos dedicados. Todas as versões da RS 660 têm agora inúmeras novidades: a carenagem está equipada com novas asas aerodinâmicas que aumentam a estabilidade, enquanto a eletrónica de bordo – que já era topo de gama na versão anterior – vem agora com controlo de arranque e um novo painel de instrumentos a cores. Com um motor mais potente de 105 cv e um peso de apenas 183 kg em ordem de marcha, a relação peso-potência foi também optimizada. As mesmas novidades que equipam a RS 660 Factory podem também ser encontradas na Tuono 660 Factory, que se adapta melhor ao uso diário e à diversão na estrada, com o seu guiador alto e configuração naked. As novas Aprilia V4 Factory são uma referência nas suas respectivas categorias e estão equipadas com soluções que derivam diretamente da experiência da Aprilia no MotoGP. A Tuono V4 Factory apresenta um novo design com aerodinâmica avançada, um novo pacote de controlo eletrónico APRC com funções preditivas e um novo painel de instrumentos a cores. O motor V4 foi aumentado para 180 cv, que podem ser aproveitados ao máximo graças ao chassis inspirado na experiência da Aprilia nas pistas de todo o mundo. A joia da coroa desta gama é a nova Aprilia RSV4 Factory, a moto desportiva recordista e a mais potente superbike de produção em série homologada do mundo, graças a um motor V4 que pode agora debitar uns impressionantes 220 cv. A aerodinâmica também é nova, com winglets ao estilo MotoGP, aumentando a estabilidade e a aderência nas curvas. A RSV4 Factory conta ainda com a nova geração de sistemas de controlo ativo com caraterísticas adaptativas e preditivas, que permitem ajustar o grau de intervenção dos controlos de forma calibrada e controlada, de acordo com as condições e o estilo de condução.
Nova gama Aprilia 125
A Aprilia é a única marca que pode contar com quatro motos 125 diferentes na sua gama, cada uma dedicada a um tipo de utilização diferente: a desportiva RS, a naked Tuono, a enduro RX e a supermotard SX. Todas as quatro são apresentadas no EICMA nas suas mais recentes encarnações. A RS 125 e a Tuono 125 são as únicas motos italianas de oitava litragem com quadro em alumínio: estes modelos continuam a tradição desportiva da Aprilia e contam agora com um novo equipamento que inclui controlo de tração e ABS em ambas as rodas, aumentando a segurança para os níveis das motos de categoria superior. O motor monocilíndrico refrigerado a líquido com quatro válvulas foi revisto em termos de afinação e oferece agora as mesmas prestações que o seu antecessor, apesar de cumprir com as normas Euro 5+: 15 cv (11kW) às 10.500 rpm e 11,5 Nm às 8.500 rpm: valores de referência na categoria. Também novas são as variantes de cor agora disponíveis. A SX 125 e a RX 125 apresentam um design totalmente novo, tanto em termos de superestrutura como de equipamento, incluindo luzes full-LED e um novo painel de instrumentos digital a cores. As jantes, os pneus e o sistema de travagem da SX 125 são mais adequados para uma condução em estrada de grande emoção, enquanto o equipamento da RX 125 a torna mais adequada para uma utilização fora de estrada.
Moto Guzzi V7 Sport
A gama V7 foi completamente renovada, com um novo modelo que ostenta um nome lendário da Moto Guzzi: a marca dá oficialmente as boas-vindas à nova V7 Sport, a V7 mais dinâmica e hi-tech de sempre: duplo travão de disco dianteiro, forquilha invertida, plataforma inercial, acelerador eletrónico Ride by Wire e modo de condução desportivo dedicado. O modelo mais emblemático da Moto Guzzi pode ter mudado, mas ainda mantém o seu charme autêntico, com um estilo intemporal que inclui o clássico depósito metálico e o design inimitável do seu escultural motor transversal V-twin de 90°, com um desempenho melhorado mas com o mesmo carácter único. O ABS, o controlo de tração e o cruise control também são de série.
Nova gama de scooters de rodas altas Piaggio
A marca Piaggio apresenta a sua gama de scooters de rodas altas na EICMA. Estas motas mais vendidas inventaram essencialmente todo um segmento, ditando as suas linhas técnicas e estilísticas.
A Piaggio Liberty é uma das scooters mais queridas e populares da marca – sinónimo de facilidade de condução, manobrabilidade e leveza – estreia um estilo totalmente novo com equipamento melhorado, incluindo um painel de instrumentos digital a cores e um novo guiador que foi concebido para aumentar a facilidade e o conforto de condução. Está disponível em três tamanhos de motor: 50, 125 e 150 cc – os dois últimos também equipados com ABS.
A Beverly está agora disponível com o novo e corajoso motor de 310 cc e 27,7 cv de potência máxima. O novo motor, com mais de 70% de componentes novos em relação à versão anterior, apresenta também valores de binário melhorados, combinando potência e suavidade, para uma condução ainda mais emocionante, mas também mais fácil e descontraída. O Piaggio Medley – um veículo de alta cilindrada ágil e leve – entrou numa nova classe de cilindrada, com a introdução do Medley 200: com uma potência de 13 kW e um binário de 16,5 Nm, oferece uma condução brilhante e flexível. Os
sistemas ABS e Start & Stop estão incluídos de série.
Vespa Gts 310
Embora permaneça um eterno símbolo do estilo italiano e um ícone de elegância, a Vespa continua a atualizar-se com a melhor tecnologia. A emblemática Vespa Gts é agora a Vespa mais potente e ágil alguma vez fabricada nos quase oitenta anos de história do veículo de duas rodas mais adorado do mundo, e o novo motor de 310 cc está no centro desta evolução: utilizando como base o motor de 278 cc refrigerado a líquido de última geração, esta unidade representa um desenvolvimento significativo, com mais de 70% de novos componentes, novas dimensões e um desempenho novo e melhorado.
O curso deste motor monocilíndrico foi aumentado de 63 mm para pouco mais de 70 mm, aumentando a cilindrada de 278 para 310 cc e a potência para 25 cv. O binário também aumentou e, graças ao curso mais longo, oferece agora uma condução mais flexível. As caraterísticas técnicas e estilísticas, que tinham sido completamente renovadas há pouco tempo, permanecem inalteradas, reafirmando a tradição da Vespa de atualizar continuamente as suas scooters para incorporar a mais recente tecnologia – um dos segredos do seu sucesso desde o início.
Vestuário técnico e lifestyle
As marcas de motociclismo do Grupo Piaggio, Aprilia e Moto Guzzi, apresentam também ricas colecções de vestuário técnico e de estilo de vida. Desenvolvidas em colaboração com a Alpinestars, as colecções técnicas da Aprilia são concebidas para apoiar os pilotos na pista, na estrada e nos mais exigentes trilhos fora de estrada. A coleção Moto Guzzi, de linhas clássicas, é composta por duas linhas de vestuário técnico que combinam funcionalidade com um estilo distinto e desportivo. A Vespa confirma-se como um ícone do estilo e elegância italianos com a sua nova linha de capacetes.