A Honda anunciou a expansão de sua célebre família CB, com a introdução da CB1000F 2026. O mais recente capítulo de uma longa e ilustre história de motos de excelente desempenho. A F é uma naked retro inspirada em ícones da gama CB, particularmente a CB750F utilizada no Campeonato Americano (AMA) por Freddie Spencer.

O estilo da moto é puramente inspirado nos anos 80, uma década que tem influenciado cada vez mais a cultura popular contemporânea em tudo, desde música, estilo, roupas e muito mais. O design limpo da CB1000F concentra-se no essencial, com uma forte linha de conexão fluindo do depósito, através das tampas laterais e da capa do assento traseiro. Outras influências retro incluem um farol redondo com duas buzinas nas laterais, gráficos ousados do depósito e um escape feito à medida com uma ponteira de estilo megafone.

A alimentar a CB1000F está o comprovado motor da Fireblade CBR1000RR, que passou por um grande desenvolvimento para criar uma mudança substancial no seu carácter. As árvores de cames revistas para a regulação das válvulas de escape e admissão, bem como especificações de admissão ajustadas, ajudam a produzir uma potência máxima de 91kW às 9.000rpm e 103Nm de binário às 8.000rpm, garantindo que a potência está sempre disponível na condução diária. Estas alterações também oferecem à CB1000F um som evocativo e único do motor de quatro cilindros, proporcionando também um desempenho agradável e equilibrado em toda a faixa de rotação.
Para garantir uma condução flexível em todos os aspetos, foi utilizada uma forquilha dianteira Showa SFF-BP USD de 41 mm, combinada com um amortecedor traseiro ajustável Showa com uma articulação Pro-Link que oferece um controlo de condução elevado e um desempenho dinâmico. Garantindo todo o controlo, as pinças de travão dianteiras de montagem radial de quatro pistões trabalham em discos flutuantes de 310 mm.

Em oposição ao visual retro está uma lista de especificações extensa e moderna. Uma Unidade de Medida Inercial (IMU) de seis eixos facilita o ABS em curva, enquanto o Throttle By Wire (TBW) oferece três modos de condução padrão para adaptar a moto a qualquer condição. Com combinações predefinidas de potência, travão motor, configurações HSTC com controlo anti cavalinho, além de duas opções USER que permitem ao condutor personalizar as suas configurações preferidas, o condutor é livre de escolher o modo certo para qualquer tipo de condução.
O ecrã TFT de cinco polegadas ligado opticamente oferece uma usabilidade intuitiva, clareza mesmo com luz forte e conectividade com o telemóvel com o Honda RoadSync através do simples comutador no lado esquerdo do guiador, enquanto a Honda Smart Key pode ser guardada no bolso para uma operação facilitada.
Dando continuidade ao compromisso da Honda de reduzir o consumo de recursos globais e aumentar o uso de materiais mais sustentáveis, os para-lamas traseiros e a base do assento da CB1000F são feitos de PP (Polipropileno) reciclado.
Completando a introdução da CB1000F no mercado europeu, há uma variedade de acessórios genuínos Honda que aumentam o estilo, desempenho e conforto. Disponíveis como parte de packs cuidadosamente pensados (Sport, Comfort ou Travel) ou disponíveis individualmente, a CB1000F pode ser adaptada às suas necessidades.