A Honda HRC está decidida a conquistar o título de MXGP em ’26. Com duas contratações de peso, a Honda assume-se como a formação mais titulada da caravana do mundial de motocross. Isto num ano em que, por outro lado, deixaram de contar com Tim Gajser na formação, o esloveno que conta com cinco títulos mundiais no palmarés e que rumou este ano até à Monster Energy Yamaha.
Jeffrey Herling é o nome mais sonante, com 5 títulos mundiais e 112 vitórias no campeonato do mundo, sendo o piloto mais vitorioso do mesmo. Numa mudança significativa para o neerlandês, Herlings vai pilotar pela primeira vez na carreira uma CRF450R esperando continuar a lutar ao mais alto nível do motocross.
A cerca de dois meses para o início do campeonato na Argentina, nos dias 7 e 8 de março, “The Bullet” começou já a rodar com a sua nova moto, procurando as melhores sensações, para uma temporada que se avizinha extremamente competitiva.
Herlings terá ainda a companhia de Tom Vialle. O piloto francês regressa à Europa para disputar o campeonato do mundo, depois de várias temporadas nos Estados Unidos, onde conquistou dois títulos de supercross, após ter deixado o velho continente no final de 2022, também com duas coroas do campeonato do mundo de motocross, na classe MX2.
Contrariamente ao neerlandês, Vialle já realizou a sua estreia oficial aos comandos da CRF450R, aproveitando a ocasião do Supercross de Paris, terminando com a 6ª posição da classificação geral, mostrando estar confortável aos comandos de uma moto totalmente nova para si.
A completar a equipa na classe maior do campeonato do mundo de motocross, está Rúben Fernández, piloto espanhol que integra as fileiras HRC desde 2023.
O alinhamento na classe MXGP é uma clara afirmação de intenções por parte do departamento de competição da Honda, mas tendo em conta todas as mexidas que ocorreram para este ano, vai ser certamente uma grande época de MXGP. Veremos quem irá suceder a Romain Febvre, ele que em 2025 voltou a ganhar um título mundial com a Kawasaki, 10 anos depois de ter alcançado o mesmo feito com a Yamaha!
Acompanhem tudo sobre o MXGP 2026 nos nossos sites motosport.com.pt e offroadmoto.motosport.com.pt/.
