Após um ano repleto de protestos e alterações, as inspeções para motos em França deixarão de ser obrigatórias depois de terem sido impostas pela primeira vez há alguns meses.
A França era um dos poucos países da União Europeia onde a inspeção para motos não era obrigatória, apesar das várias tentativas do Governo de implementar a medida ao longo do ano passado. Depois de ter sido aprovada uma primeira lei que determinava a obrigatoriedade de passar por uma Inpeção Técnica para Veículos a partir de 1 de janeiro de 2023 para todoas as motos francesas com mais de 4 anos, esta foi sendo protelada até ser, finalmente, abolida.
França é um país onde historicamente as motos têm sofrido um castigo político, mas também onde nascem e vivem uma infinidade de motos modificadas… ou seja, e sem ir mais longe, rara seria am moto em França a passar na inspeção obrigatória à primeira.
Depois de um ano de 2021 repleto de “lutas” democráticas e burocráticas, foi Jean-Baptiste Djerbbari, ministro dos transportes quem confirmou que, afinal, não existirá inspeção para as motos em França como foi confirmado no ano passado depois da pressão da União Europeia.
A lei será publicado no “Diário da República” francês dia 8 de abril. Ainda assim, serão tomadas algumas medidas para controlar a circulação de motos, controlo de ruído e por aí fora.