fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

FMP anuncia calendário dos vários campeonatos de Enduro

Redação Por Redação
31 Dezembro, 2024
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

O Enduro vai voltar a abrir a temporada desportiva nacional em 2025, com o arranque do Campeonato Nacional de Enduro – CFL marcado para Góis a 26 de janeiro. Tanto esta competição como as restantes variantes da modalidade – Mini Enduro e Troféus de Clássicas, Enduro Sprint, Super Enduro e Hard Enduro já apresentaram as respetivas alterações e calendários para a próxima temporada.

No que respeita ao Campeonato Nacional de Enduro – CFL, iremos ter uma época com sete provas a disputar entre janeiro e junho, sendo duas delas de dois dias (Santa Marta de Penaguião e Santiago do Cacém) e as restantes de um dia. A quarta prova do Campeonato Nacional, em Santiago do Cacém, estará integrada numa prova do Campeonato da Europa de Enduro e, nesta prova, apenas estarão presentes a nível nacional as classes Elite, Open, Senhoras e Veteranos.
Entre as alterações introduzidas para 2025 destacam-se o facto de os pilotos estrangeiros que disputem o campeonato só poderem pontuar na classe Elite Absoluto, ficando as classes Elite 1 e 2 reservadas para a pontuação apenas de pilotos nacionais. No que respeita à classe Super Veteranos, esta deixará de cumprir as especiais EX (Extreme).

O Campeonato Nacional de Mini Enduro – Jetmar e Troféus de Clássicas manterão o mesmo figurino e classes vistos em 2024, com seis jornadas em agenda – três aos sábados vésperas de provas do Campeonato de Enduro e outras tantas nos sábados que antecedem provas de Enduro Sprint.
No que respeita ao Campeonato Nacional de Enduro Sprint – Moto Espinha iremos contar com um calendário de cinco provas a disputar entre setembro e dezembro, duas delas em formato Closed Course (que incluem a realização de uma especial Endurance Test à tarde) e três em formato Open Course.

Por sua vez, o Campeonato Nacional de Super Enduro – Eduardo Coelho, Lda. contará novamente com quatro provas, a realizar entre os meses de junho e agosto.

Finalmente, o Campeonato Nacional de Hard Enduro, que passa a ter um novo patrocinador principal, a 100%, têm em agenda seis provas, com a primeira metade do campeonato a disputar-se entre fevereiro e abril e o final da temporada nos meses de outubro e novembro. Após uma época de 2024 em que o campeonato se concentrou no norte do país, em 2025 contaremos com duas rondas mais a sul: uma em Lousa, bem perto de Lisboa, e outra no Algarve, em São Brás de Alportel. A norte, mantêm-se as provas de Lamego, Valongo e Marco de Canaveses, com a entrada de Santa Marta de Penaguião, prova que integra também uma ronda do Campeonato da Europa de Hard Enduro. A nível de alterações regulamentares, destaca-se o facto de a classe Open passar a ter estatuto de Campeonato Nacional (anteriormente Troféu), e de se estabelecer uma classificação independente para as provas de dois dias.

Portugal irá acolher em 2025 uma ronda do Campeonato do Mundo de Enduro, que terá lugar em Fafe em conjunto com uma prova do Campeonato da Europa. Tal como referido antes, o ‘Europeu’ passará também por Santiago do Cacém, enquanto, no Hard Enduro, Santa Marta de Penaguião receberá também uma prova de Campeonato da Europa a par do Campeonato Nacional.

A nível de Seleções Nacionais, Portugal estará representado nos International Six Days Enduro, que este ano se disputam em agosto em Bergamo, Itália, com três seleções: Sénior, Júnior e Senhoras. Também irá, uma vez mais, alinhar uma Seleção Nacional no FIM Enduro Vintage Trophy 2025, que se vai realizar na Polónia.

Calendários 2025

Campeonato Nacional de Enduro – CFL
26 de janeiro – Góis
15/16 de fevereiro – Stª Marta de Penaguião
16 de março – Monsaraz
28/30 de março – Santiago do Cacém
19 de abril – Lousã
11 de maio – Alcobaça
15 de junho – Figueira da Foz

Campeonato Nacional de Mini Enduro – Jetmar
15 de março – Monsaraz
18 de abril – Lousã
14 de junho – Figueira da Foz
4 de outubro – Alenquer
1 de novembro – por definir
7 de dezembro – Castelo Branco

  • Inclui Troféus de Clássicas

Campeonato Nacional de Hard Enduro – 100%
23 de fevereiro – Lousa
22/23 de março – Lamego
25/26 de abril – S. Brás de Alportel
18/19 de outubro – Valongo
15/16 de novembro – Stª Marta de Penaguião
29/30 de novembro – Marco de Canaveses

Campeonato Nacional de Super Enduro – Eduardo Coelho, Lda.
7 de junho – V.N. Famalicão
27 de junho – Penafiel
26 de julho – Castanheira de Pera
16 de agosto – Valpaços

Campeonato Nacional de Enduro Sprint – Moto Espinha
7 de setembro – por definir
5 de outubro – Alenquer
2 de novembro – por definir
23 de novembro – Viana do Castelo
8 de dezembro – Castelo Branco

Provas Internacionais em Portugal
28/30 de março – Europeu de Enduro em Santiago do Cacém
4/6 de abril – Mundial e Europeu de Enduro em Fafe
15/16 de novembro – Europeu de Hard Enduro em Stª Marta de Penaguião

Participações de Seleções Nacionais
5/9 de agosto – FIM Enduro Vintage Trophy, Kielce (Polónia)
24/29 de agosto – International Six Days Enduro, Bergamo (Itália)

Tags: Campeonatos de EndurodestaqueFMPRevista Motos

RELACIONADOS

Ducati Panigale V4 Márquez 2025 Replica
Competição

Ducati Panigale V4 Márquez 2025 Replica

Marca italiana continua a celebrar o título no MotoGP em 2025. A Ducati obteve mais um grande ano desportivo,...

Por Fernando Neto
21 Dezembro, 2025
Calendário de Concentrações e Mototurismo 2026
Mototurismo

Calendário de Concentrações e Mototurismo 2026

Já estão definidos os calendários dos eventos de mototurismo que se irão realizar em 2026, sob a égide da...

Por Fernando Neto
20 Dezembro, 2025
Luvas CRATER 3 da REV’IT
Equipamentos

Luvas CRATER 3 da REV’IT

Luvas urbanas de punho curto, quentes e resistentes. As CRATER 3 da REV'IT foram desenhadas com um objetivo simples:...

Por Fernando Neto
19 Dezembro, 2025
A Honda e o futuro elétrico!
Motomais

A Honda e o futuro elétrico!

Aproveitando o recente evento Japan Mobility Show 2025, a Honda decidiu fazer uma declaração ousada no segmento das motos...

Por Fernando Neto
19 Dezembro, 2025
Próximo Post
Passeio de Reis pelos Moto-Ratos, Aljezur

Passeio de Reis pelos Moto-Ratos, Aljezur



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt