A mesma Senna
Tal como tinha feito aquando da primeira prova do campeonato o australiano Senna Agius foi o grande dominador do fim-de-semana algarvio do Europeu Moto2 ao conseguir não apenas a ‘pole’ para as duas corridas realizadas mas também uma dupla vitória que o catapultou na liderança do campeonato para uma vantagem de 61 pontos face ao rival mais próximo.
No arranque para a primeira corrida o piloto da Kalex encontrou no italiano Alberto Surra o seu principal rival depois de Carlos Tatay ter caído na Curva 1 ainda com a corrida na sua fase inicial. Agius procurava ganhar vantagem sobre a concorrência mas Surra estava apostado em lutar pela vitória e foi isso mesmo que ameaçou ao passar para a frente do piloto da formação alemã que defende as cores da Husqvarna. Mas Surra tinha que cumprir uma Long Lap e quando o fez desceu ao quinto posto para recuperar de novo até ao segundo lugar. Agius estava já longe e com bom ritmo e Surra foi mesmo o segundo na frente de um grupo onde estavam igualmente Xavier Cardelús, o terceiro, Marco Tapia e Roberto Garcia.
Na segunda corrida viu a diferença para o segundo ser reduzida a metade – terminou com 5 segundos e meio de vantagem – mas voltou a dominar a corrida para dobrar a vitória e fechar o fim-de-semana algarvio com mais uma pontuação máxima e um título Europeu Moto2 que parece estar cada vez mais nas suas mãos. Xavier Cardelús foi desta feita o segundo depois de conseguir ganhar alguma vantagem sobre Roberto Garcia que ao ser terceiro conseguiu o seu primeiro pódio no Europeu Moto2. A três foi a discussão pelo quarto posto e na linha de meta foi Marco Tapia quem levou a melhor sobre Alberto Surra e Piotr Biesiekirski.
Com estes resultados Cardelús subiu ao segundo posto do campeonato, longe de Agius, mas com margem curta para Mattia Rato e Yeray Ruiz, sendo claro que a diferença em 2023 está a ser feita pelo próprio Senna Agius.