Ivo Lopes, piloto da BMW EasyRace Team, voltou a entrar em ação este fim de semana, naquela que foi a segunda ronda do campeonato espanhol de velocidade. O piloto português foi sempre dos mais rápidos em pista, mas teve alguns contratempos nos diversos momentos chave que compuseram o programa da classe Superbike.
No sábado, devido às fortes rajadas de vento, que chegaram a atingir os 80 km/h, o piloto da Amadora adoptou uma estratégia mais conservadora, conquistando a quarta posição na grelha de partida para a primeira prova do fim do semana. “Na qualificação senti-me confortável e o P4 final deixava-me confiante para a corrida, pois tinha ritmo e estava muito forte nas travagens. Já na primeira corrida, segui sempre integrado no grupo da frente, mas quando faltavam cinco voltas para a bandeira de xadrez, fiquei sem sensor do quick shift o que me fez perder tempo para os meus adversários. Devido a esse contratempo, não fui além do P9 final e P5 na classe SBK”, declarava Lopes no final do dia de sábado.
Mas para domingo, as ambições do ex-campeão espanhol de Superbike eram outras, a estratégia passava por arrancar bem (saia de P9, resultado da corrida de sábado) e chegar o mais rápido possível à dianteira da prova.
E assim foi! Num arranque canhão, Ivo Lopes conseguiu subir de imediato cinco posições, e numa segunda fase consumou mais duas ultrapassagens, permitindo-lhe colar-se à roda traseira de Tito Rabat, então líder da corrida.
Foi então que ambos os pilotos começaram uma bonita luta pela liderança, com o piloto da BMW #75 a conseguir assumir a liderança da prova. No entanto, na última volta, viria a perder a posição para Rabat, sem grande oposição, já que o ex-piloto de MotoGP não estará a disputar este campeonato a tempo inteiro, não interferindo por isso nas contas para o campeonato. Assim, Lopes optou por não forçar para ganhar a liderança da corrida, fazendo uma inteligente gestão da corrida. Na última volta, entre a curva 13 e 14, Tito Rabat tocou na zona verde da pista, o que teria valido a perda de posição para o português, mas a direção assim não o entendeu, alegando falta de imagens esclarecedoras.
No final do dia, o piloto luso mostrava-se muito satisfeito com o desfecho do fim de semana “o campeonato está muito rápido e conseguir estar entre os mais rápidos deixa-me muito confiante, não só com a moto, mas com a equipa que tem sido incansável. Estamos muito fortes e saímos de Aragón a apenas um ponto da liderança, o que é muito bom.”
A próxima corrida será em Portugal, no Estoril, no fim de semana de 29 e 30 de abril, na primeira prova do campeonato nacional de velocidade, onde Ivo Lopes irá participar em 2023. Vai ser também uma ótima oportunidade para treinar para a ronda de Valência, que decorrerá entre 11 e 15 de maio.