fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Fabrimotos Formação Mecânica: Novos cursos

Domingos Janeiro Por Domingos Janeiro
23 Janeiro, 2024
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter
Fabrimotos Formação Mecânica: Novos cursos

Aprender no lugar certo

A escassez de mão de obra qualificada no nosso país, é transversal a todos os sectores e profissões, com os mecânicos de motos a não serem excepção. Com os olhos postos nesta realidade, cada vez mais difícil de ultrapassar, a Fabrimotos tem vindo, ao longo dos últimos anos, a investir forte na formação de técnicos especializados em mecânica de motos, tendo já formado mais de 300 profissionais. Agora, prepara-se para abrir novas turmas, em Cascais e na Trofa!

POR: Domingos Janeiro FOTOS: Fabrimotos

É cada vez mais difícil para as oficinas encontrar mão de obra especializada e este é um problema que, embora não sendo novo, se acentua cada vez mais. É aqui que entra a experiência e visão do brasileiro Fabricio Teixeira, que chegou a Portugal em 2005 e desde então tem-se assumido como uma peça chave na formação de novos técnicos de mecânica de motos. Já são mais de 300 centenas de profissionais formados, muitos deles a exercer a profissão a tempo inteiro, outros a aplicar os conhecimentos em negócios próprios ou como “hobbie”, mas todos eles com uma certeza, é que, depois desta formação, que tem a duração de um ano, a taxa de empregabilidade é de 100%, assim como a garantia de terem um estágio profissional no final do curso, nas principais marcas que operam no nosso país, caso assim o pretendam.

Prestes a abrir mais dois cursos de 12 meses, um em Cascais (Lisboa) e outro na Trofa (Porto), fomos conhecer as instalações de Lisboa, onde está também instalada a oficina de reparação multimarca do mentor de todo este projeto, Fabricio Teixeira.

Fabrimotos Formação Mecânica: Novos cursos

Passar conhecimento

Fabricio Teixeira, agora com 48 anos, começou a trabalhar na mecânica de motos quando tinha apenas 18 anos, ainda no Brasil. Até que chegou o momento de embarcar na aventura europeia, tendo encontrado a base perfeita para se estabelecer, em Portugal, em 2005. Sempre ligado à mecânica nas motos, teve uma experiência em Espanha, onde trabalhou na Yamaha, KTM e Honda e onde teve a oportunidade para fazer muitas formações complementares, além das necessárias e específicas para cada marca.
Um apaixonado pela profissão e pelo conhecimento. Se em Espanha se deparou com alguma falta de qualidade técnica, em Portugal esse sentimento foi ainda maior e foi então que tomou a decisão de ele próprio fazer algo pela formação e assim nasce a formação Fabrimotos, uma das valências da sua empresa (tem também uma oficina multimarcas aberta ao público, em Cascais, no mesmo local que o centro de formação instalado na área de Lisboa), além de ser por demais evidente a escassez de mão de obra nesta área “todos os dias sou contactado por várias empresas a solicitar mão de obra”, partilha connosco o mentor da Fabrimotos. No total, entre o centro de formação de Lisboa (Cascais) e do Porto (Trofa), já foram realizados mais de 15 cursos, com mais de 300 profissionais formados.

Fabrimotos Formação Mecânica: Novos cursos

Certificação, um processo em curso

Embora os cursos estejam em processo de certificação pela DGERT, a verdade é que a qualidade dos cursos lecionados por Fabricio e mais dois formadores (todos eles com cursos de formador e com CAP) já é reconhecida pelas principais marcas a operar em território nacional (e Espanha…) e daí a procura dos profissionais que ali se formam. Ao ponto de serem identificados e sinalizados alguns potenciais “talentos” durante os cursos, que chegam mesmo a serem abordados com propostas mesmo no decorrer da formação! “A qualidade de cada um vê-se nos estágios ou quando começam a trabalhar, esse é o melhor reconhecimento ou certificado que podemos ter”, refere-nos Fabricio.

Quando perguntamos sobre o “target” dos formandos, o experiente mecânico e formador responde-nos que “há alunos de todas as idades e felizmente temos vindo a notar um forte crescimento entre o público feminino, que quer fazer as nossas formações. Alguns chegam-nos com alguma experiência, mas outros nem as ferramentas conhecem. Isso é também a beleza e desafio das nossas formações, reforçar conhecimentos dos que já têm as bases, ou formar por completo alunos que não têm noções nenhumas de mecânica.”

Fabrimotos Formação Mecânica: Novos cursos

Objectivos bem claros

Os objectivos para o formador é bastante claro “formar bons profissionais, mecânicos que saibam realmente o que estão a fazer, que percebam efetivamente de mecânica. Fico muito orgulhoso por saber que há mecânicos que fizeram a formação connosco e que estão neste momento a trabalhar no MotoGP, outro está na equipa do Ivo Lopes (BMW), é muito satisfatório para nós. Também nos queremos assumir, cada vez mais, como referência no sector da formação.”

Os cursos, que têm a duração de 12 meses, são compostos por uma parte teórica, onde são fornecidos todos os materiais de apoio aos formandos, seguindo-se depois a prática, onde todos os temas e aspectos ligados à mecânica das motos diz respeito, desde as ferramentas mais simples até às mais evoluídas, assim como as motos onde aprendem a trabalhar, que vai desde as mecânicas mais simples e antigas até às motos mais evoluídas da atualidade. Nada é deixado ao acaso e a certeza é de que, qualquer formando que termine o curso com sucesso, está pronto a trabalhar em qualquer oficina (assim tenha vontade, gosto e motivação, como é óbvio). Cada turma tem 14 alunos, por norma divididos em grupos de dois que se vão ajudando e que partilham a mesma bancada de trabalho. Turmas pequenas significa maior atenção dos formadores a cada formando!

Página 1 de 2
12Próximo

RELACIONADOS

Dez novas cores em seis modelos Kawasaki Ninja 2026
Notícias

Dez novas cores em seis modelos Kawasaki Ninja 2026

Como modelo base da equipa de corridas WorldSSP da Kawasaki, pilotada por Jeremy Alcoba, a Ninja ZX-6R de 636...

Por Redação
5 Agosto, 2025
Scooter elétrica CUV e tem nova aplicação Honda RoadSync Duo
Notícias

Scooter elétrica CUV e tem nova aplicação Honda RoadSync Duo

A Honda expandiu e reforçou a sua oferta de motos totalmente elétricas para a Europa com a introdução da...

Por Redação
5 Agosto, 2025
Wing Club celebra 3.º aniversário com festa motard em Paços de Ferreira
Notícias

Wing Club celebra 3.º aniversário com festa motard em Paços de Ferreira

O Wing Club, espaço dedicado à cultura motard e ao espírito de convívio, assinala no próximo dia 10 de...

Por Redação
5 Agosto, 2025
CFMOTO arranca com campanha “Zero razões para adiar”
Notícias

CFMOTO arranca com campanha “Zero razões para adiar”

A emoção de conduzir uma CFMOTO nunca esteve tão perto. A marca lança a campanha “Zero Razões para Adiar”,...

Por Redação
4 Agosto, 2025
Próximo Post
CFMOTO 450NK – Teste

CFMOTO 450NK - Teste



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt