fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Fábrica da BMW em Regensburg avança na digitalização e automatização com sistema de logística em nuvem

Redação Por Redação
30 Outubro, 2024
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

A BMW continua a avançar na digitalização e automatização dos processos na sua fábrica em Regensburg, Alemanha, com a implementação de um sofisticado sistema de logística baseado em nuvem, o BMW Automated Transport Services (ATS). Este sistema conecta 50 “tugger trains” e 140 Robots de Transporte Inteligente (STR), que realizam cerca de 10 mil transportes diários de componentes para a linha de produção. Com esta tecnologia, a fábrica melhora a entrega de peças “just in time” e em sequência, assegurando que cada veículo, construído à medida das preferências do cliente, tenha as peças certas no momento exato para a sua montagem.

A unidade de Regensburg produz até 1.400 veículos por dia, incluindo modelos BMW X1 e X2 com motorização a combustão, híbridos e totalmente elétricos. A gestão do complexo fluxo de componentes, que são fornecidos em sequência e prontos para a montagem, conta com um sistema de veículos autónomos que operam de forma independente, permitindo que a fábrica atinja o objetivo da BMW iFACTORY: um sistema de produção totalmente digital e automatizado. O sistema em nuvem ATS é responsável pela navegação dos veículos e pela gestão das rotas de forma eficiente e sem atrasos, de acordo com as prioridades de entrega de cada peça na linha de montagem.

A tecnologia permite que veículos autónomos, como os Robots de Transporte Inteligente, operem com sensores e software avançado, reconhecendo e evitando obstáculos. Além dos tugger trains, os STR, que foram desenvolvidos em colaboração com o Instituto Fraunhofer de Fluxo de Materiais e Logística, são programados com inteligência artificial para transportarem peças de grande porte, pesando até uma tonelada. Quando uma peça precisa ser reposta na linha de montagem, um funcionário ativa o sistema ATS, que envia imediatamente um STR ao local de recolha para garantir uma entrega sincronizada e precisa.

Thomas Dietz, responsável pela melhoria de processos e gestão de qualidade da Logística Física, destacou que a logística na fábrica depende de uma sequência rigorosa de peças personalizadas para cada veículo. “Mesmo uma breve falha no fornecimento das peças sequenciadas interromperia a produção, algo que queremos evitar a todo custo. Atingir este nível de eficiência exigiu um desenvolvimento detalhado tanto em hardware quanto em software”, afirmou Dietz. A expansão da frota atual continua a ser uma prioridade, com novos trajetos e veículos a serem integrados gradualmente, incluindo empilhadores e camiões de elevação autónomos.

Para suportar a logística cada vez mais complexa da fábrica, a BMW adicionou recentemente um novo veículo autónomo na área de prensagem de Regensburg, com capacidade de carga de 55 toneladas. Esta adição aumenta a capacidade de transporte da fábrica e apoia a visão da empresa de um ecossistema logístico conectado e inteligente, onde diferentes sistemas autónomos interagem em harmonia, desde pequenos dispositivos de transporte até grandes veículos industriais.

Com este modelo de fábrica do futuro, a BMW reafirma o compromisso com a inovação e a eficiência na produção automóvel. Mais informações sobre a BMW iFACTORY e as iniciativas de digitalização estão disponíveis no website oficial da BMW.

Tags: destaquemotos

RELACIONADOS

Triumph anuncia novas combinações de cores para 2026
Notícias

Triumph anuncia novas combinações de cores para 2026

A Triumph Motorcycles revelou doze novos esquemas de cores impressionantes para a sua gama do ano modelo 2026. Com...

Por Redação
3 Julho, 2025
Honda apresenta a nova scooter CUV:e para a Europa
Notícias

Honda apresenta a nova scooter CUV:e para a Europa

A Honda expandiu e reforçou a sua oferta de motos totalmente elétricas para a Europa com a introdução da...

Por Redação
2 Julho, 2025
Talaria Ibérica começa a vender elétrica KOMODO em Portugal
Notícias

Talaria Ibérica começa a vender elétrica KOMODO em Portugal

A Talaria Ibéria, importadora exclusiva para Portugal, Espanha e Andorra, tem o prazer de anunciar a chegada da KOMODO,...

Por Redação
2 Julho, 2025
História – a britânica BSA – Uma segunda vida
Notícias

História – a britânica BSA – Uma segunda vida

A britânica BSA é mais uma das marcas históricas europeias  que desapareceram do mapa mas têm agora a oportunidade...

Por Redação
30 Junho, 2025
Próximo Post
Triumph Motorcycles renasce logótipo histórico com edições Modern Classic Icon para 2025

Triumph Motorcycles renasce logótipo histórico com edições Modern Classic Icon para 2025



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt