fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Ex da Tesla que vender motos elétricas por menos de 2000 euros

Redação Por Redação
6 Junho, 2025
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Quer se seja a favor ou contra, é inegável o impacto que a Tesla teve nos veículos elétricos (VE). A marca ajudou os VEs a passarem de experiências científicas e novidades urbanas a símbolos de status e alternativas sérias aos modelos de combustão interna.

Zeno

E embora Elon Musk costuma roubar a maior parte dos holofotes, a Tesla foi (e continua sendo) o lar de muitas pessoas brilhantes que constroem o futuro em silêncio. Portanto, é lógico que algumas dessas pessoas acabem diversificando e criando algo próprio.

Foi exatamente isso que aconteceu com a Zeno, uma nova empresa de veículos elétricos sediada em Bengaluru. A empresa foi fundada por Michael Spencer, um ex-executivo da Tesla que ajudou a expandir os programas do Model 3 e do Model Y e liderou os esforços de implantação dos Supercargadores. Agora, ele está de olho em um tipo de desafio muito diferente: construir uma motocicleta elétrica para o motorista comum.

Leia também: Mossos d´Esquadra reforçam a frota com motos elétricas Zero

A sua primeira criação chama-se Emara e não é apenas mais uma moto conceptual elegante feita para salas de exposição e likes no Instagram.
À primeira vista, a Emara parece simples, até modesta. Mas sob a sua carroçaria robusta escondem-se algumas ideias inteligentes. Funciona com uma bateria de 4 kWh que alimenta um motor de 8 kW (10,7 CV), com uma autonomia real de 100 km e uma velocidade máxima de 100 km/h.

É mais do que suficiente para o dia a dia, especialmente em áreas urbanas e semiurbanas. Tem até quatro modos de condução para que possa ajustar o desempenho de acordo com a potência necessária.
No entanto, o que realmente a distingue é a sua flexibilidade em termos de propriedade e recarga. Pode comprar o Emara diretamente com a bateria por 119.000 rúpias (cerca de 1.218 euros à taxa de câmbio atual).

Ou pode poupar algum dinheiro antecipadamente e optar pelo modelo de assinatura da bateria. Isto reduz o preço para 79 000 rúpias (cerca de 808 euros) e dá-lhe a opção de pagar antecipadamente pelo uso da bateria ou pagar à medida que a utiliza.

Zeno

A Zeno oferece dois planos mensais pré-pagos: 1.500 rúpias por 48 kWh (cerca de 15 euros por 48 km por dia) e 2.500 rúpias por 120 kWh (cerca de 25 euros por 120 km por dia), ou simplesmente pagar 52 rúpias por kWh consumido (cerca de 0,50 euros por kWh).

O carregamento é igualmente conveniente. O carregamento rápido demora 1,5 horas em qualquer estação pública com um conector tipo 6, enquanto um carregador doméstico faz o trabalho em seis. Se tiver um plano de assinatura, também pode trocar a bateria numa estação Zeno, sem esperas nem problemas de autonomia.

Em termos de design, a Emara foi claramente concebida para ser funcional. Tem um guarda-lamas alto, um pequeno para-brisas e uma distância ao solo de 19 cm. O banco longo de uma só peça e o chassis robusto permitem transportar até 250 kg, e a moto consegue mesmo enfrentar inclinações de 30 graus.

Adicione algumas caixas de armazenamento opcionais e terá espaço para toda a carga que desejar. Afinal, ela foi feita para ser um cavalo de batalha, não um brinquedo de fim de semana.
E a Zeno não se limita à Índia. A empresa já está de olho em África, onde as duas rodas são essenciais para a mobilidade e o comércio. Em locais onde as motos são um salva-vidas para taxistas e entregadores, algo como a Emara pode mudar as regras do jogo.

Tudo isso coloca a Zeno numa posição muito interessante. Ela não está a tentar vender luxo, velocidade ou exclusividade. Está a construir algo que simplesmente funciona para as pessoas que mais precisam. E com o pedigree dos seus fundadores (da Tesla, Ola Electric, Ather e Apple), há razões para acreditar que eles podem conseguir.

Tags: destaqueRevista MotosTEslaZeno

RELACIONADOS

Esta casa tem o seu próprio circuito de motocross. Quer uma?
Notícias

Esta casa tem o seu próprio circuito de motocross. Quer uma?

De uma forma ou de outra, todos nós já pensámos como seria a nossa casa ideal se tivéssemos dinheiro...

Por Redação
6 Junho, 2025
Ducati Sea to Sea chega a Marrocos
Notícias

Ducati Sea to Sea chega a Marrocos

A Ducati volta a surpreender com uma nova edição do Sea to Sea. Desta vez a aventura chega para...

Por Redação
5 Junho, 2025
Marc Márquez inaugurou concessionário da Ducati em Barcelona
Notícias

Marc Márquez inaugurou concessionário da Ducati em Barcelona

Marc Márquez inaugurou um novo concessionário da Ducati Barcelona em Sant Quirze del Vallès. O piloto do Ducati Lenovo...

Por Redação
4 Junho, 2025
Moto da DAB Motors e da Vita Veloce Team (VVT) homenageia Akira
Notícias

Moto da DAB Motors e da Vita Veloce Team (VVT) homenageia Akira

Mesmo que nunca tenha visto o clássico filme de ficção científica Akira, é quase certo que conhece uma das...

Por Redação
4 Junho, 2025
Próximo Post
O campeão mundial de MotoGP Joan Mir junta-se à Mips

O campeão mundial de MotoGP Joan Mir junta-se à Mips



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt