Este é o primeiro ecrã dividido do mundo para motociclos, foi desenvolvido pela Bosch por engenheiros portugueses na unidade de Braga.
Trata-se de um ecrã dividido programável de forma livre, que exibe simultaneamente informações do veículo e conteúdos de uma aplicação para smartphone, era algo exclusivo dos carros premium até há bem pouco tempo.
O novo cluster de conectividade integrada da Bosch disponibiliza este recurso para motociclos na forma de um display TFT de 10.25 polegadas. Além disso, a solução de integração de smartphone mySPIN traz o conteúdo do telefone conectado para o visor do motociclo.
Uma pesquisa representativa realizada pela Bosch junto de 2.600 motociclistas concluiu que oito em cada dez acolheriam bem esta funcionalidade. “Os nossos clusters em conjunto com a mySPIN oferecem uma nova experiência de condução com mais segurança e conforto para os motociclistas. Para nós, este é o próximo passo em termos de conectividade para as motocicletas”, afirma Geoff Liersch, presidente da unidade Two-Wheeler & Powersports da Bosch.
O novo display TFT de 10.25 polegadas é lançado este ano numa estreia para motos da BMW. As novas dimensões do ecrã mostram todas as informações relevantes em simultâneo sem distrair o piloto. Os utilizadores decidem sobre o conteúdo que desejam ver no ecrã, e toda a informação a poder ser controlada pelo condutor.
O conteúdo de uma app de smartphone, por exemplo, é adaptado automaticamente através do mySPIN para mostrar informações relevantes de acordo com o tamanho do visor do motociclo. O ecrã dividido continua a mostrar indicadores importantes, como a velocidade e outros avisos.