Uma surpresa, a marca japonesa apresentou a sua primeira moto de trial totalmente elétrica, a Yamaha TY-E.
Esta trialeira foi desenvolvida do zero e o seu desenvolvimento centrou-se em torno da sua propulsão elétrica, pelo que o seu peso é muito baixo, 70 kg.
Na produção da moto, é utilizado um material compósito para o seu chassis monocoque CFRP. Este material em plástico é reforçado com fibra de carbono e é o mesmo que a BMW utiliza nos seus carros elétricos.
Quanto ao propulsor, é um novo motor elétrico refrigerado a ar, uma novidade na Yamaha. Este motor incorpora embraiagem hidráulica para controlar a sua entrega de potência. Não tem caixa de velocidades, ou seja, a transmissão por correia é direta. O motor é alimentado por um pack de baterias de lítio.
O CFRP também marca presença na forquilha dianteira, na barra e em outros elementos. A marca não revelou detalhes técnicos, mas sabe-se que vai competir no mundial de trial, o FIM e-Cup 2018 com Kenichi Kuroyama aos comandos.