«Sugomi» descreve o conceito fundamental por trás do design e da sensação de condução das Z Supernakeds, introduzidas pela primeira vez na Z1000 de 2014. Esta filosofia de design foi transmitida aos modelos Z subsequentes. A Z1100, por exemplo, inclui faróis LED de aparência agressiva e uma nova forma de carenagem inferior com aletas que contribuem para a imagem agressiva da Z Sugomi.

Nos modelos Z1100, um quadro de alumínio de dois tubos altamente rígido, garfos SFF-BP e suspensão traseira horizontal são o núcleo de ambas as máquinas, enquanto, além disso, pinças monobloco são combinadas com discos de travão grandes de ø310 mm na Z1100 para criar uma resposta nítida e direta às ações do motociclista, tornando cada viagem uma experiência visceral.
O modelo SE da Z1100 apresenta travões Brembo com pinças monobloco de montagem radial e discos Brembo, além de tubos de travão trançados em aço e um amortecedor traseiro Öhlins S46 que proporciona uma sensação de conforto e afinação através do ajustador de pré-carga remoto. Os pneus para 2026 são os Sportmax Q5A da Dunlop.

A visão do motociclista em ambas as máquinas é dominada pela instrumentação TFT colorida totalmente digital de 5 polegadas, que também possui navegação passo a passo e conectividade integrada com smartphone, facilitando as funções através do aplicativo Rideology da Kawasaki, incluindo tecnologia de comando de voz.
Os auxílios eletrónicos ao condutor abundam na Z1100 e na Z1100 SE. As novas válvulas eletrónicas do acelerador (ETV) proporcionam um controlo do motor mais preciso e responsivo, permitindo o controlo de cruzeiro, além do mais recente sistema de mudança rápida KQS bidirecional. Uma IMU – com 6 DOF (graus de liberdade) – facilita outras tecnologias de apoio ao motociclista, como o KCMF Cornering Management, o KTRC Traction Control, o KIBS Integrated Braking, os modos de potência selecionáveis e os modos de condução integrados que incluem Sport, Road, Rain e Rider (Manual).

No coração destas novas máquinas Z está um potente motor de 1099 cm3 com quatro cilindros em linha e 100,0 kW {136 CV}, com portas de admissão otimizadas que utilizam uma cilindrada aumentada para uma melhor resposta em baixas e médias rotações, proporcionando um binário máximo de 11,5 kgf•m, ao mesmo tempo que alcança uma economia de combustível impressionante. Os perfis das árvores de cames, as molas das válvulas e até os pistões foram revistos e cada relação de transmissão final foi otimizada, com a 5.ª e a 6.ª mudanças ainda mais longas do que nos modelos Z anteriores da classe de litro.
A massa do volante é maior, aliada a um curso 3 mm mais longo do que o modelo Z1000 anterior. Das rotações médias às altas, os motociclistas desfrutarão do forte desempenho e da resposta rápida do acelerador, características dos membros da família Z. O sistema de escape tem uma disposição 4-2-1-em-pré-câmara-em-1, contribuindo para o aspeto agressivo e o peso leve da Z1100.
Além disso, um novo pacote ergonómico inclui uma posição atualizada do guiador, agora 22 mm mais largo e 13 mm mais à frente, proporcionando uma melhor resposta às ações do motociclista, tornando a condução mais leve e precisa em todas as faixas de velocidade para um caráter controlável da máquina.
Orgulhosamente ocupando o seu lugar na dominante família Z Supernaked para 2026, as novas Z1100 e Z1100 SE estão preparadas para continuar o estatuto lendário desta linha de modelos distinta e recompensar os fãs da classe de litro com uma mistura característica de emoção visceral e ajudas refinadas ao motociclista. Bem-vindo a uma nova Z quando «Sugomi Awakens».
