Esta poderá ser mesmo a moto de neve mais rápida do mundo, já que se trata de uma Suzuki Hayabusa. A genialidade humana não cessa de nos surpreender. De qualquer modo, fazer a adaptação de uma Suzuki GSX1300R Hayabusa a uma moto de neve é realmente algo ousado e fora da caixa.
No nosso país as motos de neve não são comuns uma vez que as temperaturas não o justificam (é diferente de não estar frio…). Mas noutros países, como algumas regiões dos Estados Unidos, a realidade é bem diferente e é de lá que nos chega esta original criação.
A empresa Grind Hard Plumbing Co, situada no Norte do Estado do Idaho, tem vindo a fazer várias produções no universo das duas e quatro rodas de lazer, mas desta vez foram um pouco mais longe.
Tendo por base uma Suzuki Hayabusa da primeira geração (2005), substituíram as rodas por lagartas, prepararam as suspensões, instalaram um escape Yoshimura e assim, criaram a moto de neve mais rápida do mundo. Mas potencialmente a mais perigosa, dados os valores de potência avassaladores e a forma delicada de curvar ou travar.
De acordo com os criadores do projeto, num relevo acidentado e com muitas árvores por perto, é difícil ir além da terceira velocidade mudança. Mas acreditam que em condições ideais será possível explorar mais das suas reais capacidades… o que é diferente de explorar a totalidade das mesmas!
O vídeo está muito focado no processo de criação da moto, mas dá para ficar com uma noção global sobre do resultado final e mostra que esta Suzuki Hayabusa tem mesmo as condições para ser uma devoradora de recordes… na neve!