Os pilotos de acrobacias de motas são uma raça completamente diferente. Enquanto o resto tenta manter as suas máquinas na vertical sem cair, esta malta desafia continuamente as leis da física.
Um exemplo disso é Magnus Carlsson, de 51 anos, sueco, que bateu o recorde da manobra mais rápida, com uns impressionantes 202,67 km/h. Uma loucura!
É claro que esta manobra arriscada não é para todos, porque em vez de se apoiar nos estribos, tem de se apoiar no guiador. Como se isso não fosse suficientemente louco, primeiro tem de apertar a embraiagem, acelerar o motor até mais não, e soltar a embraiagem para iniciar o wheelie o o cavalo.
É claro que para conseguir tal proeza é preciso dedicação. E estamos a falar de muita dedicação. Pense em três décadas. Magnus não é um temerário que acordou um dia e decidiu bater um recorde. De facto, a primeira vez que tentou fazer um wheelie foi em 1992 e, três anos mais tarde, tentou fazê-lo no aeroporto sueco de Skövde.

Ao longo dos anos, aperfeiçoou a técnica, o equilíbrio, o controlo do acelerador e a precisão. O cavalinho sentado no guiador não era apenas uma proeza para ele, mas a proeza que exigiu mais esforço e atenção ao longo da sua carreira. Por isso, quando finalmente bateu o recorde dos 200 km/h, foi o culminar de mais de 30 anos de dedicação.
É claro que tal façanha não é possível sem a máquina certa, e Magnus tinha a máquina perfeita: a KTM 1290 Super Duke R. Amplamente considerada como uma das motos naked mais loucas já construídas. É alimentada por um motor V-twin de 1.301 cm3 que produz incríveis 190 CV.
É uma mota em que basta um movimento do pulso para a frente se levantar. E embora não seja exatamente feita para acrobacias no guiador, se há uma máquina que pode tornar este recorde possível, é o modelo austríaco.
Mas quando se pensava que ele ia abrandar, Magnus bateu outro recorde, desta vez o da maior distância percorrida numa mota em marcha-atrás. Percorreu uns impressionantes 306 km, batendo o anterior recorde de 202 km. Curiosamente, o seu “cavalo” era outra KTM, a 390 Duke, com um cesto no banco de trás e algumas garrafas de água para manter Magnus hidratado durante o percurso.
Aqui fica o vídeo da proeza: