fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

E quando fazes o “cavalinho” mais rápido do mundo?

Redação Por Redação
11 Março, 2025
em Evento
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Os pilotos de acrobacias de motas são uma raça completamente diferente. Enquanto o resto tenta manter as suas máquinas na vertical sem cair, esta malta desafia continuamente as leis da física.

Um exemplo disso é Magnus Carlsson, de 51 anos, sueco, que bateu o recorde da manobra mais rápida, com uns impressionantes 202,67 km/h. Uma loucura!

É claro que esta manobra arriscada não é para todos, porque em vez de se apoiar nos estribos, tem de se apoiar no guiador. Como se isso não fosse suficientemente louco, primeiro tem de apertar a embraiagem, acelerar o motor até mais não, e soltar a embraiagem para iniciar o wheelie o o cavalo.

É claro que para conseguir tal proeza é preciso dedicação. E estamos a falar de muita dedicação. Pense em três décadas. Magnus não é um temerário que acordou um dia e decidiu bater um recorde. De facto, a primeira vez que tentou fazer um wheelie foi em 1992 e, três anos mais tarde, tentou fazê-lo no aeroporto sueco de Skövde.

Ao longo dos anos, aperfeiçoou a técnica, o equilíbrio, o controlo do acelerador e a precisão. O cavalinho sentado no guiador não era apenas uma proeza para ele, mas a proeza que exigiu mais esforço e atenção ao longo da sua carreira. Por isso, quando finalmente bateu o recorde dos 200 km/h, foi o culminar de mais de 30 anos de dedicação.

É claro que tal façanha não é possível sem a máquina certa, e Magnus tinha a máquina perfeita: a KTM 1290 Super Duke R. Amplamente considerada como uma das motos naked mais loucas já construídas. É alimentada por um motor V-twin de 1.301 cm3 que produz incríveis 190 CV.

É uma mota em que basta um movimento do pulso para a frente se levantar. E embora não seja exatamente feita para acrobacias no guiador, se há uma máquina que pode tornar este recorde possível, é o modelo austríaco.

Mas quando se pensava que ele ia abrandar, Magnus bateu outro recorde, desta vez o da maior distância percorrida numa mota em marcha-atrás. Percorreu uns impressionantes 306 km, batendo o anterior recorde de 202 km. Curiosamente, o seu “cavalo” era outra KTM, a 390 Duke, com um cesto no banco de trás e algumas garrafas de água para manter Magnus hidratado durante o percurso.

Aqui fica o vídeo da proeza:

Tags: CavalinhodestaqueKTMMais rápidoRevista Motos

RELACIONADOS

Micael Simão, Tomás Paulo e Nélson Caxias vencem Baja TT Sharish Gin
Evento

Micael Simão, Tomás Paulo e Nélson Caxias vencem Baja TT Sharish Gin

Micael Simão em Gas Gas nas Motos, Tomás Paulo em Yamaha nos Quad e Nelson Caxias navegado por André...

Por Redação
17 Setembro, 2025
Yamaha Racing Experience regressa em 2025
Evento

Yamaha Racing Experience regressa em 2025

A Yamaha Racing Experience (YRE) volta nos dias 25 e 26 de outubro de 2025, no novo Circuito de...

Por Redação
17 Setembro, 2025
Salão de Motos Motorxperience vai decorrer na Exponor
Evento

Salão de Motos Motorxperience vai decorrer na Exponor

O salão do desporto motorizado, parte do autoClássico de 3 a 5 de outubro, ainda procura expositores. Acaba de...

Por Redação
13 Setembro, 2025
Quase esgotadas as inscrições para Lés-a-Lés Off-Road
Evento

Quase esgotadas as inscrições para Lés-a-Lés Off-Road

Motivados pela defesa da floresta nacional e pela preservação do meio ambiente, os adeptos do mototurismo em todo o...

Por Redação
12 Setembro, 2025
Próximo Post
Este é o novo blusão Voltiac 3 H2O Ladies da REV’IT

Este é o novo blusão Voltiac 3 H2O Ladies da REV'IT



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt