fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

E esta Africa Twin modificada e de “olhos esbugalhados”?

Redação Por Redação
12 Março, 2025
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

As motos de aventura nunca foram tão populares como são atualmente. Desde os entusiastas de fim de semana até aos condutores que dão a volta ao mundo, a cena ADV está em expansão. Por isso, era apenas uma questão de tempo até que as empresas de transformação começassem a dar o seu próprio toque a estas máquinas que vão a todo o lado.

A Auto Fabrica e a sua espantosa Type 22 são, na verdade, uma Honda Africa Twin moderna reimaginada como uma máquina de rali Dakar da era dourada da corrida africana.
Basta olhar para a Type 22 para nos sentirmos imediatamente transportados para os anos 80, quando as motos de rali de grande cilindrada da Honda conquistavam o deserto. O depósito de grandes dimensões, a carroçaria angular e a pintura perfeita em vermelho e branco evocam a herança do Paris-Dakar. Mas esta não é apenas uma homenagem à velha escola. É uma aula de mestre na mistura do estilo vintage com tecnologia de ponta.

A Honda CRF1100L Africa Twin standard já é uma maxitrail muito capaz, mas a Auto Fabrica transformou-a em algo que parece ter saído diretamente de um paddock de rali clássico. A nova carroçaria é elegante mas robusta, evocando a estética das motos de rali construídas na fábrica.
A carenagem dianteira grande e quadrada não é apenas para exibição – alberga um conjunto de faróis personalizado que teve de ser modificado para funcionar na perfeição com o sistema CANBUS da Honda. É este nível de atenção ao pormenor que distingue a Type 22.

Mas para além da funcionalidade, a verdadeira estrela do espetáculo é o design. A carroçaria foi completamente redesenhada. O depósito foi esculpido de forma a fluir perfeitamente para a asa traseira alta, dando à moto uma postura elevada e imponente. O assento, revestido num rico material vermelho tipo camurça, faz imediatamente lembrar as robustas e elegantes motos de rali do passado.

Depois há a suspensão, que é totalmente Öhlins à frente e atrás, oferecendo um amortecimento melhorado. Os travões originais? Desapareceram. Em seu lugar estão as pinças Brembo Monoblock para garantir uma grande potência de travagem. E falemos do escape. A Type 22 abandona o volumoso sistema original por uma configuração de titânio feita à mão que não só tem um aspeto deslumbrante, como também melhora a distribuição do peso e a resposta do motor.

Mas é aqui que as coisas ficam realmente interessantes. Apesar do seu aspeto antigo, a Type 22 mantém a tecnologia moderna. Tem Apple CarPlay e Android Auto, cruise control, vários modos de condução, controlo de tração e ABS. É uma bela contradição: uma moto que parece pertencer ao passado, mas que anda como se pertencesse ao futuro.

Mas talvez mais importante do que tudo isto é o facto de esta máquina falar de algo mais profundo que está a acontecer no mundo ADV. A nostalgia tem sido uma força motriz na cena das motos personalizadas, mas agora está a fazer o seu caminho para a cena da aventura. O Rali Dakar deixou um impacto duradouro no motociclismo, e máquinas como a Type 22 recordam-nos porque é que essa era foi tão especial.

Tags: destaqueHonda Africa TwinRevista MotosType 22

RELACIONADOS

Passeio ao Norte do Triumph Moto Clube Portugal foi um sucesso
Notícias

Passeio ao Norte do Triumph Moto Clube Portugal foi um sucesso

Por qualquer razão, Mercúrio retrógrado ou outra qualquer influência planetária, os Deuses testaram as vontades e a paciência dos...

Por Redação
3 Junho, 2025
Aprilia Tuareg Racing faz história no Hellas Rally Raid
Notícias

Aprilia Tuareg Racing faz história no Hellas Rally Raid

Jacopo Cerutti e a equipa Aprilia Tuareg Racing tiveram um desempenho histórico no Hellas Rally Raid 2025, conquistando não...

Por Redação
2 Junho, 2025
Esta empresa de impressão 3D produziu uma moto
Notícias

Esta empresa de impressão 3D produziu uma moto

Não é preciso dedicar-se exclusivamente à impressão 3D para saber que ela avançou muito. Graças à introdução de polímeros...

Por Redação
30 Maio, 2025
Ducati inicia a produção da Desmo450 MX
Notícias

Ducati inicia a produção da Desmo450 MX

A produção da nova Desmo450 MX, a primeira moto de motocross da história da Ducati, está em andamento na...

Por Redação
28 Maio, 2025
Próximo Post
QJ Motor Fort 4.0 tem novo preço

QJ Motor Fort 4.0 tem novo preço



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt