As motos de aventura nunca foram tão populares como são atualmente. Desde os entusiastas de fim de semana até aos condutores que dão a volta ao mundo, a cena ADV está em expansão. Por isso, era apenas uma questão de tempo até que as empresas de transformação começassem a dar o seu próprio toque a estas máquinas que vão a todo o lado.
A Auto Fabrica e a sua espantosa Type 22 são, na verdade, uma Honda Africa Twin moderna reimaginada como uma máquina de rali Dakar da era dourada da corrida africana.
Basta olhar para a Type 22 para nos sentirmos imediatamente transportados para os anos 80, quando as motos de rali de grande cilindrada da Honda conquistavam o deserto. O depósito de grandes dimensões, a carroçaria angular e a pintura perfeita em vermelho e branco evocam a herança do Paris-Dakar. Mas esta não é apenas uma homenagem à velha escola. É uma aula de mestre na mistura do estilo vintage com tecnologia de ponta.
A Honda CRF1100L Africa Twin standard já é uma maxitrail muito capaz, mas a Auto Fabrica transformou-a em algo que parece ter saído diretamente de um paddock de rali clássico. A nova carroçaria é elegante mas robusta, evocando a estética das motos de rali construídas na fábrica.
A carenagem dianteira grande e quadrada não é apenas para exibição – alberga um conjunto de faróis personalizado que teve de ser modificado para funcionar na perfeição com o sistema CANBUS da Honda. É este nível de atenção ao pormenor que distingue a Type 22.
Mas para além da funcionalidade, a verdadeira estrela do espetáculo é o design. A carroçaria foi completamente redesenhada. O depósito foi esculpido de forma a fluir perfeitamente para a asa traseira alta, dando à moto uma postura elevada e imponente. O assento, revestido num rico material vermelho tipo camurça, faz imediatamente lembrar as robustas e elegantes motos de rali do passado.
Depois há a suspensão, que é totalmente Öhlins à frente e atrás, oferecendo um amortecimento melhorado. Os travões originais? Desapareceram. Em seu lugar estão as pinças Brembo Monoblock para garantir uma grande potência de travagem. E falemos do escape. A Type 22 abandona o volumoso sistema original por uma configuração de titânio feita à mão que não só tem um aspeto deslumbrante, como também melhora a distribuição do peso e a resposta do motor.
Mas é aqui que as coisas ficam realmente interessantes. Apesar do seu aspeto antigo, a Type 22 mantém a tecnologia moderna. Tem Apple CarPlay e Android Auto, cruise control, vários modos de condução, controlo de tração e ABS. É uma bela contradição: uma moto que parece pertencer ao passado, mas que anda como se pertencesse ao futuro.
Mas talvez mais importante do que tudo isto é o facto de esta máquina falar de algo mais profundo que está a acontecer no mundo ADV. A nostalgia tem sido uma força motriz na cena das motos personalizadas, mas agora está a fazer o seu caminho para a cena da aventura. O Rali Dakar deixou um impacto duradouro no motociclismo, e máquinas como a Type 22 recordam-nos porque é que essa era foi tão especial.

