No passado fim de semana o Campeonato Nacional de Hard Enduro – 100% regressou de um interregno de alguns meses para a quarta ronda da competição, em Valongo, com um novo recorde de presenças para este campeonato. Alinharam nesta ronda um total de 104 pilotos, distribuídos pelas classes Pro, Open, Veteranos, Promoção e Hobby, com destaque para a presença de três pilotos femininas, um número que se verifica também pela primeira vez.
Após um sábado com a meteorologia a ajudar ao espetáculo, durante a corrida Sprint mas também durante a Super Test noturna no centro da cidade, à qual o público acorreu em grande número, o dia da ‘Main Race’, domingo, foi assolado por muita chuva e vento, desenrolando-se num percurso que foi muito do agrado dos pilotos.
Em termos desportivos, o destaque foi para a luta entre o Campeão em título, Diogo Vieira (GasGas) e o líder do campeonato, Diego Rodrigues (KTM). No sábado, Diego Rodrigues começou por bater Vieira por menos de um segundo na Sprint Race, mas, na Super Test, foi Diogo Vieira a levar a melhor por 1,1s, assegurando assim a vitória no somatório dos tempos de sábado. Luís Gonçalves (KTM) foi o terceiro do dia.
No domingo, o duelo voltou a estar bem aceso, com Diogo Vieira a vencer e Diego Rodrigues a terminar em segundo lugar a somente 1,6s, enquanto Luís Silva (KTM) assegurava o 3º posto.
Na classe Open, José Luís Moreira (Sherco) somou um 2º posto no sábado e venceu no dia seguinte, alternando com José Ferreira (KTM), que conseguiu um 1º e um 2º lugar, arrecadando o mesmo número de pontos. Entre os Veteranos o vencedor foi sempre Bruno Oliveira (Sherco), sempre seguido por Álvaro Mouta (KTM), enquanto Jacinto Lourenço (Beta) e Carlos Alves (KTM) dividiam os triunfos na Promoção.
O Hard Enduro de Valongo foi também pontuável para o Troféu Beta Hard Enduro 2025, competição organizada pelo importador da marca italiana, a Moto Espinha, que teve em Ricardo Martins o vencedor no acumulado de pontos dos dois dias, tendo ganho no domingo, acompanhado ao pódio por Carlos Cunha e Tiago Miguel, este último o vencedor no sábado.
