A Ducati continua a investir em segurança e, em conjunto com a Audi, participa na primeira demonstração em Espanha de um novo sistema de comunicação V2X entre motos e veículos.
Como foi anunciado em abril, a empresa de motos esboçou uma linha estratégica denominada “Safety Road Map 2025” que visa o desenvolvimento de novos sistemas e tecnologias de segurança.
Os primeiros passos nesta estratégia são a extensão do ABS com assistência em curvas na totalidade da gama e a introduçao de uma moto com radares dianteiro e traseiro que vai aparecer no mercado em 2020. A marca de Borgo Panigale está a experimentar, em conjunto com várias empresas líderes, em algumas novas tecnologias que vão equipar as suas motos a médio e longo prazo.
Uma destas tecnologias é a chamada C-V2X, um sistema de comunicação entre utilizadores de vias públicas como veículos, motos, peões e bicicletas e a própria infraestrutura. A tecnologia C-2VX é um passo chave até ao 5G em aplicações para automóveis com comunicação direta entre veículos e o ambiente que os rodeia.
A demonstração decorreu com veículos Audi, Q7 e A4, assim como com uma Ducati Multistrada 1200 Enduro. A ideia foi mostrar situações que acontecem entre carros e motos e que podem ser evitadas com o recurso a estas novas tecnologias.
