O 21 tem sido um número mágico para a Ducati desde o momento em que Troy Bayliss o esculpiu na história do motociclismo com as suas vitórias.
Precisamente em 2021, 20 anos após ter ganho o Campeonato do Mundo de Superbike em 2001, a Ducati presta homenagem à lendária carreira do piloto australiano, dedicando-lhe uma moto especial, produzida numa série numerada, que celebra o primeiro dos três títulos mundiais de SBK conquistados por Bayliss: a Ducati Panigale V2 Bayliss 1st Championship 20th Anniversary.
Feita a partir da base da Panigale V2, a versão “Bayliss 1st Championship 20th Anniversary” caracteriza-se pelo esquema de cores especia l, cujo grafismo é inspirado no da 996 R que, na temporada de 2001, levou Troy Bayliss à conquista do seu primeiro título mundial, revisitando as suas cores e recortes.
A principal cor da moto é o Ducati Red, que se junta ao verde e branco num tributo ao espírito italiano do fabricante de motos de Bolonha, enquanto o icónico número #21 de Troy Bayliss e o logótipo da Shell reforçam visualmente a ligação à moto de corrida, destacando-se à frente e em ambos os lados. O autógrafo de Troy é reproduzido no depósito de combustível, enquanto as mesas de direção em alumínio mostram o nome da moto e a numeração progressiva deste modelo único.
Para tornar a moto ainda mais eficaz em pista, a Ducati escolheu equipar a Panigale V2 Bayliss 1st Championship 20th Anniversary com componentes Öhlins . A forquilha NX30 e o amortecedor traseiro TTX36 garantem a máxima suavidade e são projetados para conseguirem as melhores prestações em circuito, com afinações que tornam a moto mais precisa e oferecem melhores sensações de condução e maior apoio em todas as fases da pilotagem.
O amortecedor de direção, graças às possibilidades de ajuste com que está equipado, permite personalizar a sua calibragem adaptando-o ao estilo de pilotagem e às características da pista.
Comparativamente à versão standard, a Panigale V2 Bayliss 1st Championship 20th Anniversary é também 3 kg mais leve, graças à adoção de uma bateria de iões de lítio e à escolha da configuração monolugar, que remete de forma explícita para a imagem da moto de competição (o assento do passageiro e respetivos poisa-pés estão disponíveis no equipamento fornecido).
O equipamento fica completo com punhos desportivos, cobertura do silenciador em fibra de carbono e titânio e ao assento do condutor, elaborado combinando dois materiais técnicos diferentes com dupla costura a vermelho.
O número 21 de Troy está bordado no assento e, juntamente com as faixas verde e vermelha, compõem a bandeira italiana. A moto está também equipada com bombas de travão e embraiagem de sangramento automático, com reservatórios em cinzento fumado.
A Panigale V2 Bayliss 1st Championship 20th Anniversary estará disponível em todos os Vendedores Autorizados da rede Ducati a partir do outubro, com um preço de 21.795€.