fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Ducati inicia produção da Multistrada V4 com radar dianteiro e traseiro

Redação Por Redação
6 Outubro, 2020
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

A produção da Multistrada V4 teve início na fábrica da Ducati em Borgo Panigale: a primeira moto a usar tecnologia de radar dianteiro e traseiro. A Multistrada V4 marca um ponto de viragem histórico para o fabricante de Bolonha e será apresentada oficialmente a 4 de novembro.

Para a quarta geração da Multistrada, a Ducati desenvolveu um novo, leve e compacto motor V4, desenhado para ir ao encontro das necessidades de uma utilização “adventouring” sem negligenciar a emoção e o carácter desportivo. O completo redesenhar tornou possível atingir intervalos de manutenção recordistas no mundo das duas rodas. Todos os pormenores deste novo motor serão revelados a 15 de outubro.

A Ducati traz os radares para as motos de produção, confirmando o que havia sido antecipado em 2018 (ver aqui ). A adoção destes sistemas promete ser uma verdadeira revolução para o mundo das duas rodas, assinalando um novo patamar de excelência em termos de conforto e assistência à condução, especialmente em longos percursos por autoestrada.

Os radares são sistemas de assistência avançados, capazes de apoiar e tornar a condução mais confortável graças à capacidade de recriar a realidade em torno da moto. O interesse da Ducati neste tipo de sistema data de 2016, quando a companhia trabalhou em colaboração com o Departamento de Eletrónica, Informação e Bioengenharia do Politécnico de Milão, para experimentar este tipo de sistemas.

Esta primeira experiência confirmou a aplicabilidade deste tipo de tecnologia a veículos de duas rodas, e levou a Ducati à criação de um pacote completo de assistência à condução utilizando dois radares que, no espaço de quatro anos, foi desenvolvido e produzido em estreita colaboração com a Bosch, um parceiro tecnológico de topo, e vê a sua primeira aplicação na Multistrada V4.

Cada radar tem dimensões compactas (70 x 60 x 28 mm, similares às de uma moderna ‘action camera’) e integra-se perfeitamente na moto, pesando somente 190 gramas.
O radar posicionado na rente do veículo controla a operação do ACC (Adaptive Cruise Control), o que, por meio de travagem controlada e aceleração, ajusta automaticamente a distância (selecionável em quatro níveis) em relação a outros veículos quando conduzindo a uma velocidade entre os 30 e os 160 km/h. Este sistema derivado dos automóveis evoluiu e foi desenvolvido de acordo com a dinâmica e ergonomia de um veículo de duas rodas. Em particular, a autoridade do sistema em termos de desaceleração e aceleração foi limitada, de modo a assegurar que o condutor pode manter um constante controlo do veículo em qualquer situação. O sistema permite uma condução mais confortável, especialmente em longas jornadas por autoestrada.

O radar traseiro, por outro lado, é capaz de detetar e reportar veículos posicionados no chamado ‘ângulo morto’ (‘blind spot’ no termo em inglês), ou seja, a área não diretamente visível pelo condutor ou através dos espelhos retrovisores. O sistema BSD (Blind Spot Detection) também sinaliza a aproximação vinda de trás de veículos a alta velocidade.

Para sublinhar o valor técnico-científico do projeto de pesquisa, levado a cabo conjuntamente por engenheiros da Ducati e investigadores e universitários do Politécnico de Milão, o registo da patente relativa aos algoritmos de controlo do sistema foi entregue em maio de 2017. Em junho de 2017, uma publicação científica foi apresentada no IEEE – Intelligent Vehicles Symposium (IV) em Redondo Beach, Califórnia.


Tags: Ducati MultistradaPanigale V4Radar

RELACIONADOS

Ducati Superleggera V4 Centenario – Diabólica!
Motomais

Ducati Superleggera V4 Centenario – Diabólica!

Com travões de carbono e um motor V4 de quase 250 cv, a Ducati Superleggera V4 Centenario redefine o...

Por Fernando Neto
31 Março, 2026
Supermoto Tamarit 160 Black Dragon – Whisky velho
Artigos

Supermoto Tamarit 160 Black Dragon – Whisky velho

Ao mais puro estilo de um “whisky on the rocks”, a encomenda desta moto chegou da Irlanda e dado...

Por Fernando Neto
31 Março, 2026
Nacional de MX arranca em Tarouca
Competição

Nacional de MX arranca em Tarouca

O Campeonato Nacional de Motocross 2026 começa já este domingo 29 de março em Tarouca, com uma bem recheada...

Por Domingos Janeiro
27 Março, 2026
Promoção de segurança em formato de jogo
Notícias

Promoção de segurança em formato de jogo

Promoção de segurança em formato de jogo: Jogos educativos “Já Chegámos” nas lojas Colibri com componente solidária Os jogos...

Por Domingos Janeiro
27 Março, 2026
Próximo Post
Can-Am inova com renovada gama para 2021

Can-Am inova com renovada gama para 2021



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt