A Ducati fechou os três primeiros trimestres de 2023 com 47.867 motos entregues aos entusiastas Ducatisti por todo o mundo, registando uma ligeira quebra (-4%) em comparação com o mesmo período de 2022 (49.858).
As entregas nos principais mercados para o fabricante de motos sediado em Bolonha permaneceram estáveis, registando-se um crescimento de 2% em Itália (8.747 motos) e de 2% nos Estados Unidos (6.704 motos). O resultado na Alemanha, que representa o terceiro maior mercado para a companhia, também foi positivo, com +1% (5.764 motos).
No mesmo período, na China – o sexto mercado para a companhia – assistimos a um declínio significativo, com 46% menos de entregas (2.201 motos) em comparação com o mesmo período de 2022.
Declarou Francesco Milicia, VP Global Sales & After Sales da Ducati:
A Ducati nunca esteve tão forte e apreciada no mundo: nos primeiros nove meses do ano estabilizámos os nossos resultados nos principais mercados graças a uma gama de produtos sofisticados e altamente tecnológicos. A acrescentar a isto está a oferta de modelos limitados, prestigiados e únicos como a Ducati Streetfighter V4 Lamborghini e a Panigale V4 2022 World Champion Replica, que tiveram um sucesso incrível entre os nossos entusiastas.
Devido a uma complexa situação no mercado, estamos atualmente a passar por uma quebra de vendas na China, um país onde a Ducati é muito apreciada e onde temos uma maravilhosa comunidade de entusiastas. Já desenvolvemos um abrangente plano de ação que tem em conta a situação, e estamos a monitorizar de perto o mercado, com o objetivo de o trazer de volta aos resultados do passado.
Veja também Ducati brilhou no autostyle Design Competition
Modelos em destaque
Durante os primeiros nove meses de 2023, a gama da Ducati conquistou novos Ducatisti por todo o mundo. O modelo mais requisitado pelos entusiastas foi a Multistrada V4, em todas as suas variantes, com 8.680 unidades entregues em todo o mundo entre janeiro e setembro de 2023.
Todos os modelos baseados no motor V4, seja o Desmosedici Stradale ou o V4 Granturismo, tiveram grande sucesso. Por exemplo, as entregas da Panigale V4 cresceram 22% em relação ao ano anterior. A moto superdesportiva da Ducati, que na versão Panigale V4 R foi recentemente confirmada como a melhor moto derivada de produção no Campeonato do Mundo de Superbike, vencendo pelo segundo ano consecutivo a “Triple Crown” com os Títulos de Pilotos, Construtores e Equipas, é uma das que beneficia mais do contínuo intercâmbio de ‘know-how’ desde a pista para os modelos de produção, permitindo à Ducati oferecer aos seus entusiastas motos altamente tecnológicas e com performances emocionantes.
A Diavel V4, apresentada no final de 2022, também recebeu a aprovação dos Ducatisti com 2.417 motos entregues em todo o mundo. Este modelo foi recentemente o protagonista dos eventos “Diavel V4 Design Night”, que, de Amesterdão a Nova Iorque, Paris, Bruxelas, Londres, Quioto e Xangai, focaram a atenção no design Ducati, em particular num modelo que, ao longo dos anos, se tornou num autêntico ícone de estilo.
O fabricante de Bolonha encontra-se em plena Ducati World Première 2024, que já revelou aos entusiastas alguns dos novos modelos para o próximo ano, começando pela Monster 30º Anniversario, numa série limitada e numerada de 500 unidades, que está oficialmente esgotada. A Multistrada V4 S Grand Tour, a DesertX Rally e a Multistrada V4 RS também já foram apresentadas. O calendário da Ducati World Première calendar, para que não perca um só episódio, está disponível na secção dedicada do site oficial Ducati.
A Ducati espera por todos os entusiastas na EICMA, para que possam ver ao vivo toda a gama 20024 da Ducati.