A partir da DesertX, a primeira Ducati equipada com jante dianteira de 21 polegadas e traseira de 18 polegadas, chega o novo modelo DesertX Rally. Caraterizada pelos melhores componentes nascidos na competição, a DesertX Rally adota soluções de elevada qualidade que são, ao mesmo tempo, especializadas e eficazes num uso off-road, e sofisticadas como em todas as Ducati.
Desenvolvida e testada também nas pistas, o protótipo da DesertX Rally foi o protagonista do Prólogo Iron Road no Erzbergrodeo 2023 com Antoine Meo (múltiplo Campeão do Mundo de Enduro e Campeão da Europa de Supercross), que a levou ao lugar mais alto do pódio na categoria de bicilíndricas.
Como todas as Ducati, a DesertX Rally tem um estilo único e distintivo. Graças ao novo esquema de cores e soluções típicas do mundo do off-road que caracterizam a sua aparência, a DesertX Rally comunica o seu carácter desde o primeiro olhar. No entanto, é graças ao equipamento técnico que a Rally se torna numa verdadeira moto de off-road.
O guarda-lamas dianteiro elevado garante a utilização mesmo em condições de terreno particularmente difíceis, as suspensões Kayaba com um curso aumentado, forquilha de cartucho fechado e amortecedor com maior pistão, derivam do motocross e permitem ao piloto superar qualquer obstáculo. As novas jantes de raios centrais com dimensões e características específicas das competições de off-road tornam a Rally numa moto imparável em qualquer tipo de terreno. Estas soluções, juntamente com uma leve e resistente proteção de cárter em carbono, seletor e pedal de travão maquinados, identificam inequivocamente a Rally como uma moto desenhada para enfrentar as aventuras mais extremas.
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Ciclística
A suspensão da DesertX Rally foi desenhada para fazer face aos obstáculos mais difíceis, melhorando as, já se si fortes, capacidades off-road da DesertX. Tanto a forquilha como o amortecedor são, de facto, caracterizadas pelas mesmas tecnologias usadas em motos profissionais de cross e enduro.
No trem dianteiro, a DesertX Rally está equipada com novas mesas de direção em alumínio, rígidas e leves. A forquilha é KYB de cartucho fechado, uma tecnologia usada nas motos de competição em motocross e enduro.
Esta solução envolve pressurizar o óleo no interior dos cartuchos para evitar a cavitação, garantindo assim um comportamento homogéneo e consistente da suspensão dianteira e o necessário apoio durante as utilizações mais extremas.
Para além disto, para melhorar a suavidade e resistência ao desgaste, as bainhas estão equipadas com revestimento Kashima e as jarras com tratamento de superfície DLC. O curso da roda aumentou 20 mm, para um total de 250 mm.
Na traseira encontramos um braço oscilante em alumínio com um ponto de fixação diferente em relação à DesertX standard, com um amortecedor totalmente regulável com um pistão maior, para melhorar o comportamento da moto na mais exigente utilização em off-road. O curso da roda traseira aumenta 20 mm, para um total de 240 mm. Finalmente, para melhorar a pilotagem nos mais exigentes terrenos de off-road, a DesertX Rally está equipada com um amortecedor de direção Öhlins regulável, fixo diretamente ao guiador com suportes de alumínio maquinados a partir do bloco.
As novas suspensões permitiram à DesertX Rally aumentar a distância mínima ao solo, que é agora de 280 mm (mais 30 mm que na versão standard), para lhe permitir que supere até os obstáculos mais difíceis.
Tendo sempre em vista a melhoria da performance off-road, a DesertX Rally está equipada com jantes caracterizadas por medidas específicas para off-road, mais robustas e leves graças a cubos maquinados a partir do bloco, raios centrais em aço carbono e jantes de alta resistência Takasago Excel com câmara de ar.
Finalmente, para sublinhar a versatilidade da DesertX Rally, tal como na DesertX, uma tripla homologação está prevista para os pneus, com os Pirelli Scorpion Rally STR propostos como equipamento original. Para melhorar as suas capacidades em off-road, é possível montar os Scorpion Rally, enquanto, para os que preferem conduzir a moto em asfalto, está disponível o Scorpion Trail II.
Graças à utilização de componentes de alto nível, a DesertX tem apenas um quilo mais que o modelo standard, apesar do aumento no comprimento e tamanho da suspensão.
Motor e Eletrónica
A DesertX Rally está equipada com o motor bicilíndrico Ducati Testastretta 11° de 937 cc com distribuição desmodrómica. A potência máxima é de 110 cv às 9.250 rpm e o binário máximo de 92 Nm às 6.500 rpm. Este motor, caracterizado por uma entrega de potência regular e controlável, para enfrentar qualquer percurso, foi otimizado para o off-road graças a relações de caixa dedicadas e a estratégias e calibragem específicas dos sistemas eletrónicos.
Os seis Riding Modes da DesertX Rally (Sport, Touring, Urban, Wet, Enduro, Rally) contam com Cornering ABS, Ducati Traction Control (DTC) e Ducati Wheelie Control (DWC) recalibrados de acordo com a nova ciclística e para um uso em off-road mais desafiante.
As funções eletrónicas da DesertX Rally são geridas através do ecrã de alta resolução TFT de 5’’ e orientação vertical, posicionado para oferecer uma visibilidade ideal mesmo durante a condução em pé. Este ecrã foi desenhado para a integração com o Ducati Multimedia System, que permite a ligação ao smartphone, ativando assim novas funções como controlo da música, gestão de chamadas e navegação ‘Turn by Turn’ * (opcional) com as direções mostradas diretamente no painel. Além disto, a DesertX Rally oferece a ‘Utility Bar’ de série para montagem do GPS.
Os intervalos de serviço para a DesertX Rally são a cada 15.000 km ou 24 meses, verificação da folga das válvulas a cada 30.000 km. A DesertX Rally estará também disponível numa versão de 35 kW, para os detentores da carta de condução A2.