fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Ducati com o novo V2: O motor bicilíndrico mais leve da marca

Redação Por Redação
31 Outubro, 2024
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

A Ducati revelou o novo motor V2, o bicilíndrico mais leve e avançado alguma vez produzido pela marca italiana de Borgo Panigale. Este motor, com apenas 54,5 kg, é o mais recente de uma longa tradição de V-twins da Ducati e promete oferecer um desempenho desportivo aliado à leveza e eficiência. A nova unidade incorpora o sistema de temporização variável de válvulas IVT, permitindo uma resposta do acelerador mais linear, especialmente a baixas rotações, além de melhorar o desempenho nas rotações mais altas. Este motor surge como uma evolução natural de modelos anteriores, incluindo o Pantah e o Testastretta, que definiram a marca ao longo das últimas décadas.

O V2 possui uma cilindrada de 890 cc e é homologado segundo a norma Euro5+, reforçando o compromisso da Ducati com a sustentabilidade sem comprometer a performance. A marca italiana adotou uma arquitetura de V a 90° para este motor, mantendo o equilíbrio das forças internas e dispensando um contrapeso. Este formato melhora não só a estabilidade como também a entrega de potência, mantendo o motor compacto e ideal para integrar diversos modelos da Ducati. A sua construção inclui forros de alumínio para reduzir peso e aumentar a dissipação de calor, otimizando ainda mais a eficiência.

Com duas configurações disponíveis, de 120 e 115 cavalos, o V2 oferece versatilidade para diferentes estilos de condução. A configuração de 120 cv é projetada para uso mais desportivo, podendo atingir até 126 cv com um escape de competição. Já a versão de 115 cv, com alternador mais potente e relações de transmissão mais curtas, é ideal para percursos urbanos e viagens em estrada, proporcionando uma resposta mais suave a baixas rotações. Em ambas as configurações, o motor exibe um binário máximo de cerca de 93 Nm, garantindo uma condução ágil e vigorosa em qualquer terreno.

Copyright GDS

Outro destaque é o sistema de comando IVT, que ajusta automaticamente a temporização das válvulas de admissão, melhorando o desempenho e a economia de combustível. Este sistema permite uma entrega de binário uniforme em todas as rotações, com mais de 70% do binário disponível a partir das 3.000 rpm. O tratamento DLC (Diamond-Like Carbon) no balanceiro de válvulas, usado em modelos de competição, ajuda a reduzir o desgaste e melhora a eficiência global do motor. Além disso, a Ducati equipou o V2 com uma embraiagem de 8 discos e um sistema de lubrificação semi-seca, permitindo maior estabilidade nas reduções de caixa.

A Ducati planeia integrar este novo V2 em vários modelos da sua gama, com a primeira moto a ser revelada em breve no evento Ducati World Première 2025, marcado para 5 de novembro. A expectativa é alta para a estreia do motor, que promete redefinir os padrões de performance e leveza para os aficionados da marca.

Tags: destaqueDucatimotos

RELACIONADOS

Ducati Red Friday: oportunidades únicas
Notícias

Ducati Red Friday: oportunidades únicas

Ducati Red Friday apresenta ofertas imperdíveis para a compra da tua moto de sonho. Há momentos que se reconhecem...

Por Domingos Janeiro
21 Novembro, 2025
GAM vai reunir motociclistas contra IPO e subida do preço dos combustíveis
Notícias

GAM emite manifesto sobre o IUC

O GAM elaborou um manifesto, que já foi entregue ao Governo, onde expõe incongruências na proposta. Lançando um vigoroso...

Por Domingos Janeiro
21 Novembro, 2025
Team Bianchi Prata com 2 meses em grande
Competição

Team Bianchi Prata com 2 meses em grande

O Team Bianchi Prata não para, e desde o início do mês de outubro tem marcado presença, com grandes...

Por Fernando Neto
20 Novembro, 2025
Mais novidades na Monte Gordo Sand Race
Competição

Mais novidades na Monte Gordo Sand Race

Um traçado com saltos, e a Mini Monte Gordo Sand Race, estão entre as novidades para a prova a...

Por Fernando Neto
20 Novembro, 2025
Próximo Post
Yamaha apresenta novas TMAX Tech MAX e TMAX 2025

Yamaha apresenta novas TMAX Tech MAX e TMAX 2025



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt