fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Ducati com o novo V2: O motor bicilíndrico mais leve da marca

Redação Por Redação
31 Outubro, 2024
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

A Ducati revelou o novo motor V2, o bicilíndrico mais leve e avançado alguma vez produzido pela marca italiana de Borgo Panigale. Este motor, com apenas 54,5 kg, é o mais recente de uma longa tradição de V-twins da Ducati e promete oferecer um desempenho desportivo aliado à leveza e eficiência. A nova unidade incorpora o sistema de temporização variável de válvulas IVT, permitindo uma resposta do acelerador mais linear, especialmente a baixas rotações, além de melhorar o desempenho nas rotações mais altas. Este motor surge como uma evolução natural de modelos anteriores, incluindo o Pantah e o Testastretta, que definiram a marca ao longo das últimas décadas.

O V2 possui uma cilindrada de 890 cc e é homologado segundo a norma Euro5+, reforçando o compromisso da Ducati com a sustentabilidade sem comprometer a performance. A marca italiana adotou uma arquitetura de V a 90° para este motor, mantendo o equilíbrio das forças internas e dispensando um contrapeso. Este formato melhora não só a estabilidade como também a entrega de potência, mantendo o motor compacto e ideal para integrar diversos modelos da Ducati. A sua construção inclui forros de alumínio para reduzir peso e aumentar a dissipação de calor, otimizando ainda mais a eficiência.

Com duas configurações disponíveis, de 120 e 115 cavalos, o V2 oferece versatilidade para diferentes estilos de condução. A configuração de 120 cv é projetada para uso mais desportivo, podendo atingir até 126 cv com um escape de competição. Já a versão de 115 cv, com alternador mais potente e relações de transmissão mais curtas, é ideal para percursos urbanos e viagens em estrada, proporcionando uma resposta mais suave a baixas rotações. Em ambas as configurações, o motor exibe um binário máximo de cerca de 93 Nm, garantindo uma condução ágil e vigorosa em qualquer terreno.

Copyright GDS

Outro destaque é o sistema de comando IVT, que ajusta automaticamente a temporização das válvulas de admissão, melhorando o desempenho e a economia de combustível. Este sistema permite uma entrega de binário uniforme em todas as rotações, com mais de 70% do binário disponível a partir das 3.000 rpm. O tratamento DLC (Diamond-Like Carbon) no balanceiro de válvulas, usado em modelos de competição, ajuda a reduzir o desgaste e melhora a eficiência global do motor. Além disso, a Ducati equipou o V2 com uma embraiagem de 8 discos e um sistema de lubrificação semi-seca, permitindo maior estabilidade nas reduções de caixa.

A Ducati planeia integrar este novo V2 em vários modelos da sua gama, com a primeira moto a ser revelada em breve no evento Ducati World Première 2025, marcado para 5 de novembro. A expectativa é alta para a estreia do motor, que promete redefinir os padrões de performance e leveza para os aficionados da marca.

Tags: destaqueDucatimotos

RELACIONADOS

Triumph Motorcycles Portugal lançou uma campanha de promoção nacional
Notícias

Triumph Motorcycles Portugal lançou uma campanha de promoção nacional

Está em vigor a Campanha Triumph Smile Days que vai colocar um sorriso em todos que decidirem encontrar nos...

Por Redação
8 Maio, 2025
Honda CB 125 F recebe atualizações para 2026
Notícias

Honda CB 125 F recebe atualizações para 2026

Mas para muitos condutores recém-chegados ao mundo das duas rodas, esta será a sua primeira moto "a sério". Por...

Por Redação
7 Maio, 2025
VITORINOS Seguros aposta em seguro específico para motos clássicas
Notícias

VITORINOS Seguros aposta em seguro específico para motos clássicas

Para os verdadeiros apreciadores de motos clássicas, a VITORINOS Seguros disponibiliza soluções de seguro acessíveis, flexíveis e pensadas à...

Por Redação
7 Maio, 2025
Nova NK 125 é a primeira naked desportiva da MITT
Notícias

Nova NK 125 é a primeira naked desportiva da MITT

A MITT apresenta a sua primeira naked desportiva — a novíssima NK 125 — que chega equipada com tecnologia...

Por Redação
6 Maio, 2025
Próximo Post
Yamaha apresenta novas TMAX Tech MAX e TMAX 2025

Yamaha apresenta novas TMAX Tech MAX e TMAX 2025



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt