fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Ducati celebra o centenário do nascimento do engenheiro Fabio Taglioni

Redação Por Redação
11 Setembro, 2020
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

No dia do 100º aniversário do nascimento de Fabio Taglioni, a Ducati celebra e honra a memória do engenheiro italiano, criador de numerosos projetos revolucionários.

Entre estes, destaca-se a aplicação do sistema de distribuição desmodrómico, uma tecnologia com a qual Taglioni ligou de forma inextricável o seu nome à história de sucesso do fabricante de Bolonha.

Nascido em San Lorenzo di Lugo a 10 de setembro de 2020, Taglioni formou-se em engenharia mecânica em 1943 e juntou-se à Ducati, no papel de Diretor Técnico, a 1 de maio de 1954, uma data que marca o começo de um florescer de projetos, ideias e patentes que conquistaram para o lendário binómio Ducati-Taglioni um lugar no mundo das duas rodas. Somente 40 dias após ter chegado à Ducati, Taglioni criou a sua primeira maravilha – a Gran Sport 100, também conhecida como ‘Marianna’, que imediatamente se impôs nas provas italianas de longa distância em estrada, as ‘Gran Fondo’.

Embalado pelo sucesso conquistado pelas Gran Sport 100 e 125, o engenheiro de Lugo decidiu devotar-se ele próprio totalmente à competição, embarcando no ambicioso projeto do sistema de distribuição desmodrómico. Até então, o ‘desmo’ representava uma jogada técnica e de engenharia em face da qual muitos grandes projetistas mundiais haviam desistido, mas Taglioni demonstrou que tinha a tenacidade e o talento para o estudar, aperfeiçoar a tornar numa ideia vencedora. A primeira moto a ser equipada com o sistema desmodrómico foi a 125 GP Desmo, que venceu o seu primeiro Grande Prémio um mês após a estreia e se estabeleceu na altura como a 125 mais rápida do Mundo.

Nos anos seguintes Taglioni participou ativamente com o seu trabalho no renascimento industrial da Ducati, criando projetos tais como a 175 Gran Turismo e o nascimento da Ducati Scrambler, demonstrando assim um nível de excelência em engenharia que não se limitava à velocidade, incluindo também a fiabilidade e resistência.

Tendo contribuído para tornar a Ducati numa marca internacional, Taglioni voltou a devotar-se a novos projetos e a preparar o regresso da Ducati à competição, que teve lugar em 1971 com a 500 GP, e em 1972 com a estreia da 750 GT, a primeira moto de produção bicilíndrica na história do fabricante de Bolonha, movida por um motor de dois cilindros longitudinal a 90°.

A 750 Imola (a derivada de produção da GT) fez a sua estreia em tempo recorde nas 200 Milhas de Imola e, frente a 85.000 espectadores, conquistou um dos maiores feitos na história do motociclismo, com Paul Smart e Bruno Spaggiari a cruzarem a meta à frente de todos. Até ao final da sua carreira, continuou com experimentação e inovação no campo desportivo, deixando a sua assinatura em projetos como o da Pantah 500 e da 750 F1.

A história e a carreira do engenheiro Fabio Taglioni foram celebradas com uma noite inteiramente dedicada à sua memória na quarta-feira 9 de setembro, no pavilhão de Lugo di Romagna, a sua cidade natal. O evento, patrocinado pela municipalidade de Romagna, contou com a participação da Ducati na figura do Curador do Museu Ducati, Livio Lodi, que recordou as etapas fundamentais na história da colaboração entre Fabio Taglioni e a Ducati.

A noite contou também com a presença do Presidente da Câmara daquela cidade, Davide Ranalli, o Conselheiro Regional para o Turismo, Andrea Corsini, o escritor Luigi Rivola e muitas outras personalidades, tais como o famoso comediante italiano Giuseppe Giacobazzi, que contou, no seu estilo particular, o histórico feito das Ducati e de Taglioni nas 200 Milhas de Imola de 1972.

A mini série ‘Fabio Taglioni – A Life of Passion’ está atualmente a ser exibida no site global da Ducati e no canal de YouTube oficial. Os episódios contam a história do engenheiro da Romagna, acompanhados por imagens e vídeos exclusivos.

Tags: DucatiFabio Taglioni

RELACIONADOS

Federação de Motociclismo de Portugal tem nova direção
Notícias

Federação de Motociclismo de Portugal tem nova direção

Teve lugar na passada terça-feira, 15 de julho de 2025, o ato eleitoral que elegeu a Direção da Federação...

Por Redação
19 Julho, 2025
Suzuki lança campanha de desconto igual à cilindrada
Notícias

Suzuki lança campanha de desconto igual à cilindrada

A Suzuki anuncia Campanha Promocional com oferta especial na compra de qualquer das versões da V-Strom 1050, que permite...

Por Redação
18 Julho, 2025
Novo intercomunicador LS2 da Spectrum
Equipamentos

Novo intercomunicador LS2 da Spectrum

A LS2, líder mundial em segurança e inovação para motociclistas, desenvolveu o novo intercomunicador Spectrum, desenvolvido em conjunto com...

Por Redação
18 Julho, 2025
Quer ser dono da moto de Michael Schumacher?
Notícias

Quer ser dono da moto de Michael Schumacher?

Qualquer coisa tocada pela mão da lenda da F1, Michael Schumacher, valoriza-se instantaneamente. Mas se o objeto é uma...

Por Redação
17 Julho, 2025
Próximo Post
Blusão REV´IT Afterburn H2O é a mais recente conqueluche à venda na Goldenbat

Blusão REV´IT Afterburn H2O é a mais recente conqueluche à venda na Goldenbat



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt