A Ducati participou e brilhou na 20ª edição do Concurso de Design Autostyle, o evento promovido pela Berman S.p.A que todos os anos acolhe as excelências do design automóvel internacional.

No fascinante cenário da Villa Schiarino Lena, nos arredores de Mântua, a Ducati apresentou as quatro motos que compõem a dinastia Multistrada, que completa vinte anos este ano, o modelo que marcou a história da Empresa dando vida a uma das famílias mais bem-sucedidas do fabricante de motos sediado em Bolonha.
Andrea Ferraresi, Diretor de Estratégia e Centro Stile Ducati e Andrea Amato, Designer Chefe de Motos, apresentaram a evolução do design da Multistrada ao longo dos seus vinte anos de história durante um workshop que deu aos participantes a oportunidade de descobrir os processos criativos que caracterizam o ADN desta família de motos.
Declarou Andrea Ferraresi:
Foi emocionante participar no Autostyle para falar sobre o design da Ducati. O estilo é um dos três valores fundamentais da marca e é um dos elementos distintivos que tornam uma Ducati única e reconhecível. Decidimos fazer uma análise aprofundada da Multistrada para ter a oportunidade de celebrar mais uma vez os vinte anos desta moto, que para nós é sinónimo de tecnologia de ponta, desempenho e emoções combinadas com um estilo único e distinto.

Veja também Multistrada V4 S Grand Tour
Destaques da Multistrada
A Multistrada (Multi-strada, que significa ‘Multi-estrada’) foi criada com o objetivo de oferecer uma Ducati simultaneamente versátil e desportiva, capaz de enfrentar qualquer terreno com a máxima segurança e solidez. Desde a primeira série, o design foi um elemento central, tão único e particular que o primeiro protótipo parecia uma verdadeira provocação estilística.

A partir da segunda geração, a moto assume as conotações que ainda hoje a distinguem, tornando-a original e inovadora: a zona frontal é a protagonista e os volumes tornam-se mais proeminentes, mantendo inalterada a alma desportiva. Com o passar do tempo, é dada cada vez mais atenção ao conforto do condutor e do passageiro, um elemento fundamental para quem faz longas viagens e aventuras com a sua Multistrada.
Cada uma das motos em exposição na Autostyle representou um marco não só para a Ducati, mas para todo o mundo do motociclismo.
A primeira Multistrada 1000 DS personifica a visão e a inspiração inicial por detrás da criação desta moto. A Multistrada 1200 foi a primeira moto do mundo equipada com Riding Modes, para ter a alma de quatro motos diferentes numa só. A subsequente Multistrada 1200 DVT, equipada com um motor Testastretta DVT de 160 cv e 136 Nm, representa um recorde graças à sua inovadora temporização variável contínua nas válvulas de admissão e escape.

Por fim, a Multistrada V4, cujo coração palpitante é o revolucionário motor V4 Granturismo, capaz de combinar performances desportivas com intervalos de manutenção de classe mundial, foi a primeira moto do mundo a montar um radar traseiro e frontal.
A participação da Ducati no Concurso de Design Autostyle como único fabricante de motos sublinha o sucesso da filosofia Ducati, que vê o design tornar-se um elemento fundamental para realizar o sonho de cada Ducatista, através da criação de motos que são a pura expressão de engenharia refinada, beleza sensual e inconfundível estilo italiano.

A história da Multistrada é também ilustrada no artigo Multistrada Dynasty no sítio Web da Ducati.