A Ducati apresentou a nova Desert X a partir da Expo 2020 que decorre por este dias no Dubai.
A mais recente bigtrail da marca italiana utiliza o motor Testastretta 11, com dois cilindros em V e 937 cm3 de capacidade. Este motor é utilizado em outros modelos da marca tais como a Multistrada 950. Debita 111 CV às 9250 rpm nesta Desert X. A moto foi alvo de várias alterações para uma utilização mais intensa em fora de estrada bem como uma nova rapport da caixa de velocidades.
De visual vintage inspirado nas motos aventureiras dos idos anos 80 e 90, oferece pormenores mais modernos, como os faróis em LED ou o painel de instrumentos totalmente digital. Há muitos comandos eletrónicos, seis modos de condução, controlo de tração, assistente de passagem de caixa, ABS e por aí fora.
Com a roda dianteira é de 21″ e a traseira de 18″, a Desert X tem suspensões com mais de 200 mm de curso e 250 mm de distância ao solo. Os pneus são os off road Pirelli Scorpion Rally STR e o peso é de 202 kg.
Conta com um depósito de combustível de 21 litros e é possível montar um segundo depósito na parte traseira que acrescenta mais 8 litros ao total. A passagem de um depósito para o outro pode ser feita no painel de instrumentos assim que o depósito principal fica muito vazio. As jantes raiadas podem utilizar pneus sem câmara, mais fáceis de reparar em caso de furo.