No próximo dia 8 de Abril os motociclistas e as suas motos vão ter uma vez mais o seu grande dia nas celebrações do 22º Dia Nacional do Motociclista, com a cidade de Penafiel a acolher este momento bem especial para todos os utilizadores da moto.
Será uma vez mais a “Charanga a Cavalo da GNR” a abrir a procissão do andor de S. Rafael, padroeiro dos Motociclistas e do andor de S. Martinho, padroeiro de Penafiel. Todos os ‘moto clubes’, ‘clubes motard’ e ‘grupos motard’ são convidados a participar nessa procissão com os seus símbolos (bandeiras e estandartes).
A procissão terá início às 14h30m, irá percorrer as principais ruas de Penafiel desde a Igreja do Santuário de Nossa Senhora da Piedade até ao centro da cidade, o Largo da Feira, onde decorrerão as cerimónias religiosas presididas por um dos três Bispos da Sé do Porto.A missa solene, com a duração de cerca de 1h30m terá momentos de grande significado para todos os que comungam a paixão pelas motos, pela estrada e pela liberdade inerente à génese do que é “ser Motociclista”.
Será assim uma missa fora dos parâmetros normais, celebrada pelo Padre Zé Fernando; e precisamente um dos momentos de maior significado para os Motociclistas que participam nesta cerimónia todos os anos é aquele em que se recorda e presta homenagem a todos os amigos e companheiros de estrada que já os deixaram.
Como acontece desde sempre nas celebrações do “Dia Nacional do Motociclista” (desde há 21 anos), as cerimónias encerram com a bênção das motos e dos capacetes e finalmente com um curto discurso por parte do representante máximo da terra que recebeu neste dia tão especial os Motociclistas.Dia 8 de Abril, de Moto todos os caminhos vão dar a Penafiel.